Kaizuka – Juniperus chinensis torulosa
.
A Kaizuka é um arbusto, pertence à família Cupressaceae, nativa da Ásia, China e Japão, perene, conífera, de crescimento moderado e podendo chegar à 6 metros de altura.
.
Descrição
Possui formato cônico ou colunar, muito ramificada e cresce de forma torcida.
É uma planta arbustiva, confundida com as árvores por apresentar caule lenhoso, a diferença é que os arbustos tem um porte menor e ramificação próxima ao solo.
As folhas quando surgem nas pontas dos ramos, possuem o formato de agulha e de cor verde-claro, com o tempo tornam-se escamosas e de cor verde-escura.
Seus frutos são de pouco valor ornamental, globulares e de um violeta-amarronzado.
A planta se apresenta de dois modos:
Em paisagismo é usada de forma isolada em meio à gramados, em grupos formando maciços, renques ou cercas viva, também cultivada em vasos. É apropriada para jardins de estilo europeu e oriental. |
.
Cuidados com a Kaizuka
Clima: Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo.
Tolera o clima tropical e aceita um certo grau de salinidade.
Deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
Adapta-se a maioria dos tipos de solo, do arenoso ao argiloso, porém aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Só necessita de regas frequentes nos primeiros meses após o plantio, depois a água da chuva já é suficiente para regá-las. Quando estabelecida torna-se tolerante a seca.
Adubar uma vez ao ano com torta de mamona ou NPK 10-10-10. Aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.
Não é aconselhável fazer podas, pelo fato da planta perder muito do seu visual.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, em qualquer época do ano e por estacas semilenhosas, desde que seja feita no outono e retirada das pontas dos ramos.
.
.
.
.
.