Jatrofa – Jatropha podagrica
.
A Jatrofa – Jatropha podagrica é um arbusto pertence à família Euphorbiaceae, nativa da América Central e Antilhas, perene, suculenta, leitosa, ereta e de até 1 metro de altura.
.
Descrição
Tronco dilatado na base, com uma haste robusta e nodosa, de pele cinzenta (grande caudex tipo garrafa), com cicatrizes eriçadas.
Folhas peltadas, espessas, coriáceas, com vários lobos profundos nas margens, de cor verde escura em cima e prateada em baixo, com mais de 30 cm de comprimento, sustentadas por pecíolos longos que se espalham a partir da ponta superior do caule, formando uma coroa verde.
Inflorescências terminais do tipo dicásio, com haste longa e suculenta que as dispõem bem acima da folhagem, com flores pequenas, de cor coral a vermelho vivo. Surgem na primavera-verão e atraem borboletas e beija-flores.
Existe uma forma rara de flores amarelas.
Frutos arredondados, surgem após a floração, no início são verdes e posteriormente quando amadurecem e tornam-se marrom-escuro.
É usada em jardins como planta isolada ou em pequenos conjuntos de permeio com pedras; também se desenvolve bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Jatrofa
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Semi-árido, Mediterrâneo.
Cultivada a pleno sol, onde apresenta sua melhor aparência ou a meia sombra.
Rústica, não é exigente quanto ao tipo de solo, mas prefere o solo fértil, arenoso e drenável.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar antes de regar novamente. O excesso de água pode levar à podridão da raiz.
Não precisa adubar, contudo se necessário, usar a cada trimestre um fertilizante líquido balanceado.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da Jatropha podagrica são venenosas, uma semente é suficiente para causar envenenamento grave.
Como todos os membros da família Euphorbia, quando cortado, exsuda uma seiva branca leitosa que pode ser irritante para algumas pessoas.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por sementes e por estacas de caule.
O fruto quando amadurecido (cor marrom-escura), explode para espalhar as sementes a vários metros de distância. Portanto, é melhor empacotar os frutos prestes a amadurecer com um saco plástico ou um pano de gaze para capturar e coletar as sementes.
.
.