Jasmim dos poetas – Jasminum polyanthum
.
O Jasmim dos poetas – Jasminum polyanthum é uma trepadeira volúvel, pertence à família da Oleaceae, nativa da China, perene, semi-herbácea, de crescimento rápido, muito ramificada, de até 6 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas compostas com 5-7 folíolos lanceolados de cor verde escuro em ramos avermelhados.
Inflorescências do Jasmim dos poetas são ramificadas com numerosas “flores perfumadas”, brancas por dentro e por fora róseas. Surgem no outono-inverno.
Sobe enrolando-se em espiral no primeiro suporte que encontra. Quando atinge o teto e não tem mais para onde subir, fica com seus ramos pendentes.
Muito usada em paisagismo para revestir caramanchões, arcos, pórticos, muros e apoiadas em colunas e pilares.
Deve-se evitar o plantio próximo às janelas dos quartos, mantendo uma distância de, no mínimo 30 metros, pois seu perfume pode causar alergia, dor de cabeça e o cheiro forte pode tornar-se enjoativo.
.
Cuidados com o Jasmim dos poetas
Clima: Subtropical, Temperado.
Aprecia o clima frio onde floresce abundantemente.
Cultivada sob sol pleno.
Em solo fértil, rico com matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Adubar no fim do verão com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e adubações mensais, durante a floração com NPK, fórmula 04-14-08, sempre longe do caule e seguindo orientação do fabricante.
Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes em qualquer época.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas preparadas após o florescimento e deixadas enraizar em ambiente protegido com umidade e calor elevados.
.
.
.