Jasmim de Madagascar – Stephanotis floribunda
.
O Jasmim de Madagascar – Stephanotis floribunda é uma trepadeira volúvel, pertence à família Asclepiadaceas, nativa de Madagascar, perene, pouco ramificada, de crescimento moderado, com até de 5 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas espessas, coriáceas, verde-escuras e duráveis.
Inflorescências laterais, ramificadas, com flores tubulares brancas, cerosas, “com perfume acentuado”. Surgem na primavera-verão.
O Jasmim de Madagascar e adequado para revestir grades, cercas, pórticos e apoiada em colunas; também em vasos e jardineiras.
As flores são muito utilizadas na confecção de buques de noiva, pelo aspecto e duração das flores.
Deve-se evitar o plantio próximo às janelas dos quartos, mantendo uma distância de, no mínimo 30 metros, pois seu perfume pode causar alergia, dor de cabeça e o cheiro forte pode tornar-se enjoativo.
.
Cuidados com o Jasmim de Madagascar
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera geadas ou frio excessivo.
Aprecia o sol direto, mas deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
No fim do inverno usar adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera-verão fazer adubações mensais com 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
No fim do inverno, fazer poda de formação ou contenção para incentivar novas brotações.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas que devem ser cortadas após o florescimento e deixadas enraizar em local protegido e com alta umidade.
.
.
.
.