ArbustosFlores

Jasmim de leite – Tabernaemontana laeta

Jasmim de leite - Tabernaemontana laeta

.

O Jasmim de leite – Tabernaemontana laeta é um arbusto, pertence à família Apocynaceae, nativo do Brasil, perene, de 2-4 metros de altura e cerca de 2 metros de diâmetro, com folhagem e florescimento decorativos.

.

Descrição

Folhas lanceoladas a largo elípticas, coriáceas, verde brilhantes e marcadas pelas nervuras impressas, de 4-8 cm de comprimento com pecíolo curto.

Inflorescências terminais, em cimeiras densas, com flores brancas, “sem perfume”. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade em setembro. Atraem abelhas e mariposas.

Usado em paisagismo como arbusto isolado podado ou não; em grupos formando maciços em amplos gramados; em forma de renques ao longo de muros e paredes; também se desenvolve bem em vasos.

.

Cuidados com o Jasmim de leite

Clima: Tropical, Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.

Não tolera temperaturas baixas.

Cultivado a pleno sol ou meia sombra.

Não é exigente quanto ao solo, cresce vigorosamente até na areia da praia, porém aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecida, suporta leves períodos de seca.

Embora não seja obrigatório, seria altamente recomendado fazer adubações no fim do inverno adubo orgânico, enriquecido farinha de osso, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.

Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes, no fim do inverno.

.

Propagação

Multiplica-se com relativa facilidade por estacas de ramos bem desenvolvidos, principalmente quando cortadas no final do inverno e enraizadas em estufas.

.

Jasmim de leite - Tabernaemontana laeta

.