Jardim do Palácio do Catete – Rio de Janeiro
.
O Palácio do Catete foi erguido no século XIX, no então chamado Caminho do Catete, atual bairro do Catete, foi a sede do governo federal quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e hoje abriga o museu da Republica.
O Jardim fica nos fundos do Museu da República, região que surgiu com o aterramento de uma área coberta por mangues.
Em 06 de abril de 1938, o Palácio do Catete e seu respectivo Jardim foram tombados pelo recém-criado Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No ano de 1960, com a criação do Museu da República, o jardim foi aberto ao público.
.
O jardim ocupa 24 000 m2 da área do Palácio do Catete, ligando a Rua do Catete à Praia do Flamengo.
O projeto original é atribuído ao paisagista francês Antoine Glaziou e apresentava árvores de grande altura, um pomar e a aleia de palmeiras.
.
.
Hoje o parque é um lugar frequentado por pessoas de todas as idades, que buscam o espaço para relaxar, se refrescar à sombra de suas árvores ou para fazer exercícios.
.
.
O jardim possui pista para andar, bancos para descansar, parquinho infantil e alguns animais como patos e miquinhos.
.
Chafariz com escultura representando o Nascimento de Vênus.
.
.
Esculturas alegóricas de bronze, de autoria de Mathurin de Moreau, que representam a África, a América, a Europa, a Ásia e a Oceania por meio de crianças que lutam contra animais típicos daqueles continentes.
Para as crianças, a grande atração é o parquinho, que costuma ficar lotado nos fins de semana.
.
.
Gruta artificial com cascata, de onde sai um rio artificial que alimenta dois lagos.
.
.
Fica em exposição o gerador da antiga Usina do Catete, responsável por iluminar o então Palácio do Catete e arredores no final do Sec. XIX.
.
.
No jardim do Palácio do Catete tem em sua área de instalação um espaço para exposições de xilogravuras de diversos artistas.
.
Árvore Abricó de macaco – Couroupita guianensis
.
.
.
Endereço Rua do Catete 153 – Catete O “jardim do Museu da República” está aberto diariamente de 8 às 18h. Entrada gratuita. O “Palácio do Catete” abre de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, 11h às 17h. Informações – ingressos direto no site |
.