Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foi fundado em 13 de junho de 1808. Ele surgiu de uma decisão do então príncipe regente português D. João de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo.
Hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – nome que recebeu em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais, nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.
É uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, distribuídas por uma área de 54 hectares.
.
.
O Chafariz das Musas, fabricado na Inglaterra é ponto central no encontro das aléias, constitui-se numa das mais belas atrações do jardim é constituído por duas bacias. Na maior delas, quatro figuras representam a música, a poesia, a ciência e a arte. Deste ponto dá para ver o Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado.
.
.
.
.
.
.
.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico Rio de Janeiro Ingressos e Horário de funcionamento: direto no site. O espaço pode ser explorado através de mapa informativo que contém os roteiros delimitados por “Aleias”, ao invés de ruas, pois os caminhos são ladeados de árvores. |
.