Jardim Botânico de Jundiaí
.
O Jardim Botânico de Jundiaí Valmor de Souza (JBJ) – SP foi inaugurado em 29 de dezembro de 2004, com uma área de 150.000 m², surgiu como uma proposta de recuperação de uma área pública com longo histórico de degradação.
.
A proposta inicial de recuperação da área visava apenas à implantação de um grande jardim para enriquecer e reabilitar o espaço, disponibilizando uma nova área verde de lazer para o município de Jundiaí, mas após discussão técnica com a apresentação da proposta de um Jardim Botânico, esta foi aceita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos que iniciou sua a construção imediatamente.
.
.
Foram criadas estruturas para atendimento ao público, para exposição e reprodução de plantas, trilhas para caminhadas, cascatas, lagos artificiais, jardins temáticos e foi iniciada a implantação de coleções botânicas.
.
.
A fauna é composta por animais de diferentes espécies, que buscam abrigo e alimento. Entre os pássaros que podem ser vistos no local, destacam-se os sabiás, garças, gaviões, sanhaço, bem-te-vis e corujas. Há ainda saguis, capivaras, cachorros do mato e lagartos.
.
.

.
.
As espécies de plantas estão catalogadas e identificadas e das 147 espécies existentes no Jardim Botânico, 122 são de Mata Atlântica e 25 do Cerrado.
.

.

.

.
.

.
.
Foi inaugurada no ano de 2011 uma pista para Caminhada e uma Ciclovia com oito quilômetros de extensão que corta o jardim e interliga o Jardim Botânico ao Parque da Cidade, uma outra área verde de aproximadamente 500.000 metros quadrados que circunda toda a represa de captação e armazenamento de água para o município, ambas proporcionam ao município uma experiência de exercício ao ar livre em área segura e livre de poluição e transito.
.
.
Endereço
Avenida Navarro de Andrade, 120 e outra portaria na Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6400. Mais informações sobre o Jardim Botânico de Jundiaí podem ser obtidas no https://jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br/ |
.