Iuca Elefante – Yucca elephantipes
.
A Iuca Elefante – Yucca elephantipes é um arbusto, pertence à família Agavaceae, nativa do México e Guatemala, perene, suculenta, crescimento lento, de 3-6 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Tronco ereto, robusto, dilatado na base, ramificado, com roseta de folhas. Quando as folhas morrem, se dobram para baixo, formando uma saia ao redor do tronco.
Folhas lanceoladas, com pontas ligeiramente afiadas, verdes, brilhantes, rígidas e fibrosas, de 25-40 cm de comprimento.
Inflorescências eretas, paniculadas densas e terminais, com flores grandes, brancas e cerosas. Surgem na primavera-verão.
Usada na decoração de jardins como planta isolada; em grupos formando maciços; cultivadaa em vasos, como planta de interior adornando salas e escritórios.
As flores são muito duráveis e utilizadas em arranjos e buques.
.
Cuidados com a Iuca Elefante – Yucca
Clima: Árido, semiárido, Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico.
Cultivada a pleno sol.
Rústica, tolera uma grande variedade de solo, desde que bem drenável.
As regas devem ser esporádicas, irrigar somente quando o solo estiver seco. O excesso de água provoca o apodrecimento das raízes.
Deve-se reduzir as regas, quando Yuccas apresentarem folhas caídas ou um tronco muito inchado, especialmente em torno da linha do solo.
O vaso para Yucca deve ter um tamanho suficiente para encaixar as raízes. Isso ajuda a evitar que as raízes fiquem muito úmidas.
No início da primavera usar adubo orgânico, aproveitando para afofar o solo, não sendo possível, usar um fertilizante de liberação lenta na fórmula NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Tolerante à podas.
.
Sobre a Yucca
Yuccas adaptaram-se a uma vasta gama de condições climáticas e ecológicas. Elas se encontram em desertos rochosos e pastagens, em regiões montanhosas, em florestas leves, em zonas subtropicais e semi- temperadas e algumas até em áreas costeiras.
Mantenha as árvores longe das fundações de edifícios, pois desenvolvem grandes sistemas radiculares.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas ou separação de brotações basais.
.
.
.
.