Íris – Iris germanica
.
A Íris – Iris germanica é uma herbácea, pertence à família Iridaceae, nativa da Europa, perene, rizomatosa, ereta, com 30-60 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas laminares, lisas, espessas, dispostas em leque e de coloração verde azulada.
Inflorescências em racemos terminais curtos, geralmente com duas flores grandes. Flores com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pêlos em sua linha média, na parte superior. Surgem na primavera-verão.
As flores são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores e combinações. Ocorrem ainda variedades com folhas variegadas de branco.
Usada na decoração de jardins, em grupos formando maciços, como bordaduras ao longo de caminhos, muros, muretas e paredes; também cultivada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Iris germanica
Clima: Subtropical, Temperado, continental, Oceânico, Mediterrâneo.
Prefere o clima frio, onde floresce mais.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o o solo levemente úmido.
Adubar a cada 30 dias, durante a florada com NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Podas de limpeza removendo hastes, flores e folhas secas em qualquer época.
.
Uso na Perfumaria
A raiz seca é utilizada como aromatizante, possui o aroma de violeta e é muito usada como fixador em perfumaria e pot-Pourri, porém, pode demorar vários anos de secagem para desenvolver plenamente a sua fragrância.
.
Planta Tóxica
As folhas e especialmente os rizomas, desta espécie contêm uma substância resinosa irritante chamada irisina. Se ingerido isso pode causar graves distúrbios gástricos. As plantas podem causar irritações na pele e alergias em algumas pessoas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.
.
.
.
.
.