Flores

Iridáceas – Iridaceae

Iridáceas - Iridaceae

.

Iridáceas apresentam distribuição em quase todo o mundo, compreendendo mais de 70 gêneros e cerca de 1800 espécies, principalmente na África do Sul, Ásia e Europa. No Brasil são aproximadamente 120 espécies em 19 gêneros conhecidos.

.

Descrição

A família contém plantas herbáceas de pequeno porte, raramente subarbustos, frequentemente com órgãos subterrâneos de armazenamento, como bulbos, rizomas e cormos.

Folhas comumente estreitas, lineares, rijas, com faces superiores e inferiores não distintas.

A inflorescência é muito variada, mas geralmente racemosa ou paniculada. As flores são suportadas individualmente ou em grupos, por 2 brácteas semelhantes a espatas. Em alguns géneros as flores são solitárias. No género Crocus, as flores são solitárias e praticamente sésseis emergindo ao nível do solo.

Os membros da família ocorrem numa grande variedade de habitats. As espécies perenes estão restritas a florestas subtropicais, savanas e pradarias temperadas. Algumas espécies crescem em pântanos, ao longo de riachos ou apenas no borrifo de cachoeiras sazonais.

Iridáceas são de grande importância para o paisagismo, com grande número de espécies utilizadas nos jardins, vasos e jardineiras, além de vasta aplicação nos arranjos florais em função do valor ornamental produzido pelas flores muito vistosas.

A família é conhecida por gêneros ornamentais como:

.

Iridáceas - Iridaceae

Iris – Gênero de plantas rizomatosas, acaules, atingindo em média 1 metro de altura. As folhas são de consistência macia, lineares e aglomeradas em tufos. As flores são isoladas formadas acima da folhagem, com enorme variedade de cores e formas. Florescem na primavera-verão.

.

Iridáceas - Iridaceae

Dietes – Gênero de plantas rizomatosas, acaules, atingindo em média 70 cm de altura. As folhas são coriáceas, lineares, longas, emergindo diretamente do soloInflorescências eretas, ramificadas, constituídas por hastes que se ramificam na extremidade, as flores são vistosas, esbranquiçadas com variedade de cores e formas. Florescem na primavera-verão. 

.

Iridáceas - Iridaceae

Croscomia – Pequeno gênero de plantas que crescem a partir de cormos subterrâneos, acaules, com cerca de 90 cm de altura. As folhas são lanceoladas, longas com margens inteiras. As inflorescências são terminais em forma de racemo, as flores são sésseis em um pico arqueado, em cores vermelhas e laranjas. Essas Iridáceas florescem desde o início do verão até o outono.

.

Iridáceas - Iridaceae

Neomarica – Gênero de plantas rizomatosas, acaules, com até 1 metro de altura. As folhas são eretas, lanceoladas e longas, surgindo discretamente do solo. As inflorescências surgem no ápice da folha, com diversas cores e formas, muito perfumadas que duram por um curto período de tempo, muitas vezes apenas 18 horas. Florescem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera.

.

Gladiolus – Gênero de plantas bulbosas, acaules, de comportamento anual, atingem em média 1,50 metro de altura. As folhas são lineares, partindo da base da planta. As inflorescências são de longa duração em forma de espiga e formadas acima da folhagem, nas mais diversas cores e formas. Florescem no início do verão até meados do outono.

.

Iridáceas - Iridaceae

Belamcanda – Gênero de plantas rizomatosas, acaules, com até 90 cm de altura. As folhas são lineares e longas, dispostas na forma de leque. As inflorescências são em hastes longas, acima da folhagem, ramificadas, formadas por flores pequenas, alaranjadas, salpicadas de pintas avermelhadas. Existem variedades com flores de cor vermelhas e amarelas. Florescem quase o ano todo.

.

Freesia – Gênero de plantas bulbosas, acaules, de até 30 cm de altura. As folhas são finas e lineares. As flores são alinhadas em pedúnculo recurvado. As espécies apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro ao branco e exalam perfume agradável. Essas Iridáceas florescem normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.

.

Crocus – Gênero de plantas bulbosas, acaules, de até 25 cm de altura. As folhas são finas, em forma de grama. As flores possuem pétalas lineares nas cores brancas, amarelas, azuis, rosa ou lilás. São de vida curta, florescendo por apenas um dia. O açafrão e obtido a partir dos estigmas do Crocus sativus. Florescem no outono, inverno ou primavera.

.

Sparaxis – Gênero de plantas bulbosas, acaules, de até 30 cm de altura. As folhas são em forma de espada, que morrem logo após o florescimento. As inflorescências são coloridas em forma de estrela, apresentam flores em tons de vermelho, laranja, amarelo, lavanda ou branca, adornada com a garganta amarela brilhante e delineada em preto. Florescem no final da primavera ou início do verão.

.

Tigridia – Gênero de plantas bulbosas, acaules, de até 60 cm de altura. As folhas são largas de estrutura dobrada. As flores são grandes, de 10-15 cm de diâmetro, com pétalas em forma triangular, coloridas, exibindo cores variadas e duram apenas um dia. Florescem no verão.

.

Iridáceas - Iridaceae

Watsonia – Gênero de plantas acaules, cresce a partir de cormos, chegando a mais de 1 metro de altura. As folhas são rígidas, retas e em forma de espada. As flores são tubulares curvas, em hastes altas acima da folhagem, apresentam enorme variedade de cor e forma. Florescem no verão.

.

.