Hibisco crespo – Hibiscus schizopetalus
.
O Hibisco crespo – Hibiscus schizopetalus é um arbusto escandente, pertence à família Malvaceae, nativo da África oriental, perene, ereto, de crescimento rápido, de 3-4 metros de altura com a mesma largura.
.
Descrição
Hastes glabras, longas, pendentes, verdes quando jovens, tornando-se acinzentadas com a idade.
Folhas elíptico-lanceoladas, glabras, cartáceas, de margens denteadas, de 5-7 cm de comprimento.
Flores solitárias, terminais, axilares, pendentes, de coloração vermelha, com 5 pétalas profundamente estriadas e recortadas com aspecto de crespas. As pétalas são refletidas, curvando-se para trás para formar uma esfera, com o pistilo longo e tubular. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão.
Em jardins o Hibisco pode ser usado como arbusto isolado; em grupos formando maciços; também em forma de renques ao longo de muros e cercas.
Devido aos ramos longos, pode ser conduzida como trepadeira sobre treliças e outros suportes, desde que adequadamente tutorada e amarrada.
O Hibisco pode ser conduzido como uma arvoreta.
.
Cuidados com o Hibisco crespo
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Não tolera geadas ou invernos rigorosos.
Cultivado a pleno sol, onde floresce com mais intensidade ou a meia sombra. Em regiões muito quentes, prefere alguma sombra nas horas mais quentes do dia.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
O Hibisco prefere adubo orgânico, o ideal e substituir a camada superficial do substrato a cada 3 meses por matéria orgânica, pois a absorção de nutrientes por esta planta é muito rápida. No verão, aplicar fertilizante líquido 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.
A poda deixa a planta com um formato mais compacto e renova a folhagem, no entanto, deve ser feita com moderação a cada 3-4 anos. É que as flores são produzidas nos ramos do ano anterior, então poda anual “limitará” ou “eliminará” o florescimento.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se preparadas no final do inverno.
As estacas devem ter mais de 15 cm de comprimento e plantadas em substrato arenoso e úmido.
Para aumentar a probabilidade de enraizamento, a temperatura deve estar em torno de 25 °C.
.
.
Você pode gostar:
.