Hemerocallis – Hemerocallis x hybrida
.
A Hemerocallis é uma herbácea, pertence à família Xanthorrhoeaceae, nativa da Ásia, perene, de raízes fibrosas ou um tanto tuberosa e muito ornamental.
A partir do cruzamento de Hemerocallis lilioasphodelus (amarelo e laranja) com hemerocallis fulva (vermelha), podemos encontrar híbridos de diversas formas, tamanhos e cores.
.
Descrição
Folhagem opostas, lineares e estreitas, com a nervura central bem marcada, podem arquear, ou estar quase eretas, o comprimento da folha varia de 0,15-1 metro.
Inflorescências longas, acima da folhagem. Cada ramo contém pelo menos uma dúzia de botões florais, por isso a planta permanece em flor por várias semanas. As flores são grandes, vistosas e com cores vibrantes.
Na maioria das espécies as flores desabrocham pela manhã e murcham pela noite, sendo estas substituídas por uma ou mais na mesma inflorescência no dia seguinte. Algumas espécies florescem pela noite.
A época de floração é influênciada pela variedade hortícola, mas em geral ocorre nos meses mais quentes em climas subtropicais e temperados e durante o ano todo em regiões tropicais.
Em paisagismo é usada em grupos formando maciços; em bordaduras de canteiros; ao longo de caminhos, passeios, muros e cercas. Também usada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Hemerocallis
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra.
Cultivada em quase todos os tipos de solo, desde que enriquecido com composto orgânico, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcados.
Muito rústica, pode florescer durante anos com praticamente nenhuma atenção.
Hemerocallis não precisam de muito fertilizante; portanto, uma adição anual de composto orgânico no início da primavera, fornecerá todos os nutrientes que ela precisa.
Fazer limpeza, removendo folhas e flores secas, isso assegura um visual mais bonito e aumenta as floradas.
A Hemerocallis deve ser dividida a cada três a quatro anos. O melhor momento para transplantar ou dividir plantas é no início da primavera ou imediatamente após o término da floração.
.
Sobre a Hemerocallis
No Oriente, sua utilização vai além do paisagismo, enriquecendo a culinária e a medicina popular.
O nome botânico Hemerocallis, significa a “beleza para um dia”.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.
As folhas devem ser cortadas pela metade durante o plantio. A distância entre plantas deverá ser de 40-50 cm, uma da outra.
.
.
.
.