Helênio – Helenium
.
Helênio – Helenium compreende cerca de 40 espécies de plantas herbáceas, pertencem à família Asteraceae, nativas da América do Norte, Central e Sul, são silvestres, entouceiradas e podem ser anuais, bienais ou perenes e de até 2 m de altura.
As cultivares são as mais vistosas e adaptadas a outros climas e cada ano, vários cultivares são lançados no mercado, com maior robustez, tempo de floração, quantidade de floração e resistência a doenças.
.
Descrição
Caules verticais, frondosos e ramificados emergem de aglomerados robustos.
Folhas estreitas, dentadas e em forma de lança.
Inflorescências em capítulos terminais. A espécie típica tem flores principalmente amarelas, enquanto cultivares e híbridos vêm cores vivas que variam do amarelo dourado ao laranja queimado, marrom cobre ou vermelho mogno e variações entre eles, com centros em forma de globo, que tornam-se mais proeminentes à medida que as flores envelhecem e as pétalas se curvam para trás.
Tempo de floração varia de acordo com a espécie, mas em geral floresce do final do verão até o outono, e atraem abelhas e borboletas.
Embora tecnicamente incorreto, o fruto é frequentemente referido como aquênio.
Heleniuns são usados para adicionar cores vibrantes ao jardim e podem ser plantados em bordas, caminhos e canteiros. Também são excelentes como flor de corte, pois são muito duradouras.
.
Cuidados com o Helênio – Helenium
Muito resistentes a climas acima de -15°C, mas cada espécie tem suas exigências.
Cultivadas a pleno sol e toleram a sombra parcial, mas as cores poderão não ser tão vibrantes.
Apreciam o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável, mas que retenham a umidade, com pH de levemente ácido a neutro, embora prosperem na maioria dos tipos de solo.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.
Se o Helênio estiver plantado em solo fértil, a planta não tem necessidade de fertilizantes. No máximo, usar um fertilizante floral balanceado uma vez por ano na primavera.
Helenium florescerão no mesmo ano em que forem plantados.
Fazer podas de limpeza, removendo de flores mortas e secas, incentiva ainda mais a produção de flores.
As plantas bianuais e perenes, devem ser cortadas no início do verão para estimular a ramificação e aumentar as flores.
Algumas das variedades mais altas podem exigir suporte ou estacas para manter as plantas eretas. Evitar o plantio em locais com muito vento, pois os caules altos das flores podem tombar.
A planta cresce na natureza ao longo de margens de riachos e em prados úmidos ou outras áreas úmidas.
.
Planta Tóxica
Folhas, flores e sementes são venenosas para os humanos se consumidas em grandes quantidades, causando irritação gástrica e intestinal, que pode ser fatal. Os produtos químicos do helenium podem envenenar o gado, especialmente ovinos e bovinos.
.
Propagação
Multiplicam-se por divisão de touceiras e por sementes.
Os aglomerados são fáceis de dividir e se beneficiam da divisão a cada 3-4 anos.
O Helenium pode se auto-semear, portanto, novas mudas poderão surgir nas proximidades no próximo ano.
.
.
.