Heléboro – Helleborus orientalis
.
O Heléboro – Helleborus orientalis é uma herbácea, pertence à família Ranunculaceae, nativa da Grécia e Turquia, perene, de crescimento lento e de 0,40-0,50 cm de altura.
.
Descrição
Folhas grandes, serrilhadas de cor verde escuras.
Flores grandes, brancas, rosa ou rosa-roxo com estames amarelos, em hastes acima da folhagem, são muito resistentes e duram pelo menos de 8-10 semanas. As flores são mais coloridas quando abrem, depois de 2 semanas, vão adquirindo gradualmente um tom esverdeado, mas permanecem atraentes por muito tempo. Surgem no final do inverno e durante toda primavera, atraem abelhas e borboletas.
Usado na decoração de canteiros e em vasos de preferencia em local elevado, onde se possa olhar diretamente para eles. Heléboro é muito usado como flor de corte.
.
Cuidados com o Heléboro
Clima: Subtropical, Temperado, Oceânico.
Cultivada a meia sombra ou sombra brilhante.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, com ph de neutro para alcalino, mas tolera a maioria das condições de crescimento, desde que drenável.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar levemente entre as regas. Uma vez estabelecido, requer irrigação somente durante longos períodos de seca.
No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8.
Fazer poda de limpeza, removendo hastes e flores secas para promover o crescimento de folhagem nova.
.
Planta Tóxica
O nome Helleborus é uma combinação de duas palavras gregas que significa “comida mortal”. Folhas, caules e raízes são venenosas; também é irritante a nivel local, é recomendado usar luvas para manusear a planta.
.
Propagação
Multiplica-se por semente, por divisão e por mudas que crescem ao redor das plantas, no início da primavera ou no final do verão.
.