Verônica – Hebe speciosa “Wiri Charm”
.
A Verônica – Hebe speciosa é um arbusto, pertence à família Scrophulariaceae, Nativa de Nova Zelândia e Oceania, perene, de crescimento médio, ramificado, de até 0,80 centímetros de altura e muito ornamental.
Hebe Wiri Charm é um cruzamento entre Hebe diosmifolia e Hebe speciosa e foi criada por Jack Hobbs no Auckland Botanical Gardens na Nova Zelândia.
.
Descrição
Hastes flexíveis e resistentes.
Folha alongada, verde escura com uma nervura central roxo persistente.
Inflorescências em panículas piramidais, com flores rosa arroxeada, com longos estames salientes. Surgem no verão e esporadicamente no outono.
Usada na decoração de jardins como planta isolada ou em grupos em meio à gramados; ao longo de caminhos, muros e cercas; também em canteiros e vasos, tanto isolada como em composição com outras plantas.
.
Cuidados com a Hebe speciosa
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico.
A Hebe é uma planta de clima costeiro, sem temperaturas extremas.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia sombra.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem solto, enriquecido com farinha de osso e drenável. O solo pesado sufoca as raízes finas e peludas da Hebe.
As regas devem ser esparsas.
Fertilizar no fim do inverno, usando adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera-verão com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
Remover flores secas, para estimular o surgimento de novas flores. Se desejar uma planta menor, podar 1/3 dos ramos após o inverno.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas de hastes semilenhosas. Recomenda-se usar hormônio enraizador.
.
.
.