Hardenbergia violacea
.
A Hardenbergia violacea é uma trepadeira volúvel, pertence à família Fabaceae, nativa da Austrália, perene, de crescimento moderado, com até 3 metros de altura, espalhando-se para todos os lados.
.
Descrição
Caule lenhoso que tende a se enroscar no caule de outras plantas.
Folhas simples, oblongas, verdes escuras, coriáceas, com veias proeminentes de 8-10 cm de comprimento.
Inflorescências em racemos curtos de 20-30 flores pequenas que se abrem gradualmente do topo para a base. As flores são do tipo ervilha com 4 pétalas, de cor violeta, porém, existem variedades que produzem flores rosas ou brancas. Surgem no inverno permanecendo até o início da primavera e atraem abelhas.
A Hardenbergia também é encontrada em variedades anãs.
Frutos são pequenas vagens planas, castanho escuro e contendo 6-8 sementes.
Em jardins é usada como forração de solo; como trepadeira ornando caramanchões, treliças e muros. Pode ser cultivada em vasos.
.
Cuidados com a Hardenbergia
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo, Temperado.
Cultivada a pleno sol, onde floresce mais, mas em regiões muito quente prefere a meia sombra.
É adaptável à maioria dos solos, mas prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, com um pH de 5,5-6,0 e bem drenável.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar levemente entre as regas. Quando estabelecida tolera curtos períodos de seca.
Adubar no início da primavera e depois durante o verão a cada 15 dias, com fertilizante líquido, diluído pela metade da dose indicada pelo fabricante.
Hardenbergia deve ser regularmente podada após a floração, que fortalece a planta emitindo novos brotos.
Para formas de arbustos, a poda (até dois terços da planta) após a floração aumentará o vigor e criará uma planta mais arbustiva com floração aumentada na estação seguinte.
Em seu habitat natural, cresce como cobertura do solo sobre o ambiente rochoso e cheio de arbustos.
.
Planta Tóxica para Cães
A Hardenbergia é tóxica para cães.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas semi-lenhosas.
A propagação é fácil a partir das sementes após o pré-tratamento para quebrar a dormência física fornecida pelo revestimento impermeável das sementes. O pré-tratamento pode ser realizado por abrasão ou pelo uso de água fervente. A semente mantém a viabilidade por muitos anos.
Estacas de 10-15 centímetros de comprimento, cortadas logo abaixo de um nó na primavera-verão.
.
.
.