Grifínia – Griffinia liboniana
.
A Grifínia – Griffinia liboniana é uma herbácea, pertence à família Amaryllidaceae, nativa da América do Sul, perene, de crescimento moderado a lento, de até 40 cm de altura.
Também conhecida como amarílis-azul.
.
Descrição
É uma planta bulbosa, ou seja, seu órgão de armazenamento de nutrientes é um bulbo.
Folhas verdes, longas e de coloração verde.
Inflorescências tipo umbela acima da folhagem. Flor em forma de sino de cor lilás. Surgem do final do inverno ao início da primavera e atraem beija-flores.
Utilizada para o plantio em maciços, canteiros, bordaduras, margeando caminhos, além de vasos e jardineiras. Mesmo sem flores, esta planta é muito ornamental.
.
Cuidados com a Grifínia
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Cultivada a meia sombra ou luz difusa.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto e bem drenável.
As regas devem ser regulares na primavera e verão, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. Após este período, é recomendável reduzir as regas.
Em regiões mais frias, como em clima subtropical ou temperado, a grifínia se torna dormente no inverno, o que permite reduzir ainda mais as regas.
Fertilizar com adubos equilibrados, do tipo NPK 04.14.08, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Replantar a cada 2-3 anos.
.
Sobre a Grifínia
Nativa do Brasil, ela costuma crescer em áreas úmidas e sombreadas, como matas ciliares e encostas de morros. Seu habitat foi seriamente alterado pelo desmatamento e pela coleta predatória, o que tornou a Griffinia liboniana, uma espécie ameaçada de extinção.
Em meados do século XIX, o naturalista Johann Rudolf Rangel descobriu a Grifínia em uma de suas expedições pela América do Sul. Fascinado pela sua beleza e peculiaridades, Rangel dedicou-se a estudar e descrever essa planta. Por suas características únicas, a Grifínia foi classificada como uma espécie pertencente à família das Amaryllidaceae e recebeu o nome científico de Griffinia liboniana.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes frescas, que germinam com facilidade e por separação dos bulbilhos formados ao redor da planta mãe.
.