Grevílea – Grevillea banksii
.
A Grevílea é um arbusto, pertence à família Proteaceae, nativa da Austrália e Oceania, perene de até 6 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas profundamente recortadas e afiladas, de cor verde-acinzentada na superfície e esbranquiçadas no verso.
Inflorescências geralmente compostas de muitas flores vermelhas, sem pétalas. Há também uma variedade de flores brancas, chamada “alba”. Surgem durante todo o ano, diminuindo a intensidade no inverno. Atraem abelhas e pássaros como; beija-flores e cambacicas.
Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada; em conjunto formando maciços; em forma de renques como cercas viva.
É amplamente usada em praças públicas (pelo seu pequeno porte e baixa manutenção); presta ainda para a arborização de ruas em calçadas estreitas.
.
Cuidados com a Grevílea
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Cultivada a pleno sol, com a possibilidade de crescer bem sob a copa de uma árvore de folhagem rala. Mas, mesmo assim, deve receber sol direto a maior parte do dia.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, levemente ácido e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
É recomendado fazer uma poda anual, assim que o exemplar ultrapassar a altura de 1,5 metro, para uma planta mais densa.
.
Curiosidades
Cada pé de Grevílea, quando florido, corresponde a uma garrafinha de água com açúcar natural. É muito néctar para alimentar pássaros de bicos pequenos, médios e grandes.
A Grevílea e encontrada em vários habitats, geralmente em bosques ou florestas abertas; em locais mais planos em solos arenosos; mas às vezes em terrenos áridos ou em encostas rochosas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
Colocar as sementes para germinar logo que colhidas, em recipientes contendo quatro partes de terra de boa qualidade, duas de esterco curtido e uma de areia.
Plante as sementes em vasos individuais, o que reduzirá o risco de choque no transplante. As sementes devem germinar em quinze dias mais ou menos.
Deixe-as sob meia sombra até aproximadamente seis meses. Depois disso, as mudas podem ser transplantadas para o local definitivo.
O espaçamento mínimo deve ser de um metro entre as plantas.
.
.
.