Graptopetalum macdougallii
.
A Graptopetalum macdougallii é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativa do México, perene, suculenta, caulescente e pode se espalhar por até 1 metro.
.
Descrição
Folhas de cor verde clara, alongadas com o ápice pontiagudo, o feixe das folhas é completamente plano e a parte inferior é levemente curvada para cima.
Inflorescência racemosa, com flores de até 2,5 cm de diâmetro, verde-amarelada com manchas avermelhadas nos ápices de cada lobo. Surgem no verão.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas; também usada em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com o Graptopetalum
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Cultivada a meia sombra ou luz difusa.
O solo deve ser fértil, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e com boa drenagem.
As regas devem ser esparsas, irrigar somente quando o solo estiver seco. Não tolera o encharcamento, o que pode causar a podridão radicular.
Usar um fertilizar para suculentas, seguindo a orientação do fabricante.
.
Sobre o Graptopetalum
Uma característica desta espécie é a formação contínua de hastes laterais alongadas que darão origem a outras plantas ou flores. Uma única planta pode emitir mais de 5 hastes laterais que podem medir mais de 10 cm de comprimento. Cada haste lateral contém folhas dispersas no centro e um grupo mais compacto no ápice.
Com o tempo, as hastes laterais acabam se separando da planta-mãe e novas plantas serão originadas. Este mecanismo de reprodução assexuada dura todo o ano e permite que a planta se multiplique rapidamente.
.
Curiosidades
Graptopetalum macdougallii vive em climas temperados, em rochas um pouco sombrias, onde forma grandes esteiras, ou raramente como epífitas.
Esta é uma espécie endêmica de distribuição restrita, ameaçada pela mudança no uso da terra devido à agricultura e urbanização. As populações são fortemente impactadas por coleções de plantas usadas como decoração para as férias de Natal na cidade de Tehuantepec e seus arredores.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, por divisão da planta e por folhas individuais, enraizadas em areia ou substrato para suculentas.
.
.
.