Glória da manhã – Ipomoea purpurea
.
A Ipomoea purpurea é uma trepadeira volúvel, pertence a família Convolvulaceae, nativa da América tropical, anual, vigorosa, herbácea, de crescimento rápido, de 2 a 3 metros de altura ou comprimento e florescimento ornamental.
.
Descrição
Caule herbáceo, delicado, com ramos finos e pubescentes. Os ramos sobem rapidamente se apoiando e enrolando em torno do suporte.
Folhas verdes inteiras ou trilobadas, mambranáceas, áspero-pubescentes, de 5-10 cm de comprimento.
Inflorescências axilares, longo-pedunculadas, com 1 a 5 flores, que se abrem uma de cada vez. As flores são em forma de funil, nas cores branca, rósea, roxa e azul, que se abrem geralmente pela manhã e fecham-se ao entardecer. Surgem na primavera e verão.
São comercializadas sementes de formas hortícolas com flores muito grandes.
O fruto é uma cápsula trivalva com sementes grandes e triangulares, que germinam com facilidade.
Usada como trepadeira rústica e muito florífera. Ela cobre rapidamente estruturas leves como treliças, cercas e arcos, além disso é ótima para esconder e disfarçar entulhos. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, com um suporte para suportar sua escalada.
.
Cuidados com a Ipomoea purpurea
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra. Não tolera geadas.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. Tolera curtos períodos de seca.
Ao preparar o solo de cultivo incorporar esterco animal já curtido e farinha de osso ou NPK 4-14-8. Para manutenção pode-se fazer fertilizações com matéria orgânica.
Em países de clima temperado é cultivada unicamente como anual, enquanto que em regiões de clima tropical pode perenizar, mas perde a beleza e o vigor, sendo indicado o replantio após um ano.
A Ipomoea e considerada uma planta invasora.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes quando produzidas, mas principalmente por estacas.
.
.
.
.