Girassol – Helianthus annuus
.
O Girassol – Helianthus annuus é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da América do Norte e Central, vigorosa, anual, caule, piloso, com altura variando de 0,60 cm à 4 metros de altura.
O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
.
Descrição
Folhas pecíoladas, serrilhadas e frequentemente pegajosas.
Inflorescências tipo capítulo são muito grandes podendo atingir 30 cm de diâmetro. Nelas são agrupadas dois tipos de flores diminutas, as periféricas liguladas e as centrais, férteis e hermafroditas, protegidas por brácteas. São encontradas em diversas cores, porém a cor amarelo ouro é a mais famosa e mais comum.
A planta apresenta um comportamento característico conhecido como heliotropismo, isto é, segue o sol.
Usada na decoração de jardins, isolada ou em conjunto formando maciços em amplos espaços gramados; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Girassol
Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, profundo, com pH entre 6 e 7,5 e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecida tolera curtos períodos de seca.
O Girassol é dotado de um sistema radicular, que se aprofunda no solo por cerca de dois metros de profundidade, aumentando a capacidade de absorção de água e nutrientes.
.
Sobre o Girassol
Apesar de seu principal cultivo ser comercial, podem ser usadas muito bem como planta ornamental graças às suas flores grandes e chamativas, que atraem diversos tipos de insetos benéficos para o jardim.
Uma vez que a floração acaba, cada planta produz milhares de sementes que podem ser deixadas ao natural para servirem como alimento para diversos tipos de pássaros, ou colhidas para serem plantadas novamente.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes plantadas na primavera que floresce em 70 dias.
.
.
.
.