Flores

Gerbera – Gerbera jamesonii

Gerbera - Gerbera jamesonii

.

A Gerbera – Gerbera jamesonii é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da África do Sul e Ásia, perene, de 30-40 cm de altura.

.

Descrição

Folhas ocorrem em rosetas basais, são pecioladas, oblongas-espatuladas e profundamente lobadas.

Inflorescência solitária, suportada por haste longa e firme. Flores reunidas em capítulos grandes, simples ou dobrados, muito duráveis e podem ser encontradas em uma ampla gama de cores, como branco, amarelo, laranja, rosa ou vermelho. Surgem na primavera-verão.

A Gerbera apresenta um comportamento característico conhecido como heliotropismo, isto é, segue o sol.

Há inúmeros cultivares disponíveis, oferecendo uma variedade de tamanhos e cores de flores. Existem cultivares que produzem flores com o centro negro e com pétalas variegadas.

O fruto é um aquênio em forma de agulha.

Usada na decoração de jardins, como planta de bordadura ou em conjuntos formando maciços; também em vasos e jardineiras.

Muito usada como flor de corte em arranjos e buquês.

.

Cuidados com a Gerbera

Clima: Subtropical, Temperado.

Aprecia o clima frio, precisa de temperatura média de 13-24°C.

Cultivada meia sombra, não suporta o sol direto nas horas mais quente do dia.

O solo deve ser fértil, arenoso, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcado. Diminuir as regas no inverno.

Regar a planta apenas no solo, evitando molhar folhas e flores.

É muito importante manter a Gerbera em local com iluminação e bastante ventilação. Isso é essencial para manter a planta saudável.

Usar fertilizante NPK 4-14-8, a cada 30 dias, durante a primavera-verão, seguindo orientação do fabricante.

A Gerbera é uma planta perene, cultivada geralmente como planta anual.

Plantas compradas em lojas, geralmente vem com um substrato muito leve, com poucos nutrientes, pois no cultivo usa-se muito a adubação líquida diluída na irrigação controlada, chamada de fertirrigação. O ideal é trocar a planta para um vaso com terra fértil, composto orgânico e com boa drenagem ou adubar frequentemente, pois em pouco tempo a planta definhará por falta de nutrientes.

Fazer podas de limpeza removendo flores e folhas velhas, secas e doentes, para estimular o surgimento de novas flores e evitar que o fungo cresça na planta .

.

Sobre a Gerbera

Gerberas são encontradas naturalmente, em pastagens na província Mpumalanga, na África Austral.

A Nasa diz que esta planta é fantástica na remoção de benzeno, um químico conhecido causador de câncer. Ela também absorve dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes postas a germinar no começo do outono, ou por mudas obtidas pela divisão da planta no final do inverno.

.

Gerbera - Gerbera jamesonii

.Gerbera - Gerbera jamesonii

.