Gerânio Pendente – Pelargonium peltatum
.
O Gerânio Pendente é uma herbácea, pertence à família Geraniaceae, nativo da África, perene, suculento, pendente, de ramos articulados, de até 1,5 metro de comprimento e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas carnosas com cinco recortes e de 5-8 cm de diâmetro.
Inflorescências de hastes longas e pendentes com várias flores simples ou dobradas em diversas cores. Surgem principalmente na primavera-verão.
Usado na decoração de jardins, em conjunto como forração de solo, mas tem sua beleza destacada em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com o Gerânio Pendente
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo.
Aprecia regiões mais frias ou de temperaturas mais amenas sem geadas.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões muito quente meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenável.
As regas devem ser regulares e de preferência pela manhã, para dar tempo do solo secar antes do por do sol, evitar molhar flores e folhas.
Fazer fertilizações mensais durante a primavera-verão com adubo mineral NPK 4-14-08, seguindo a orientação do fabricante.
Recomenda-se podas de limpeza, removendo galhos e flores secas, para estimular o crescimento de novas flores e melhorar a estética da planta.
O Gerânio Pendente necessita de podas após a florada, para manter o porte baixo de 30-40 cm e assim estimular a ramificação e aumentar a florada.
.
Usos
As flores são comestíveis e podem ser usadas em saladas.
A seiva com sabor azedo do pelargonium é usada tradicionalmente para tratar dores de garganta.
As pétalas são adstringentes e podem ser usadas para lavar a pele oleosa.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente por estacas, principalmente se cortadas no período que antecede a primavera e postas a enraizar em estufas.
.
.
.
Você pode gostar:
.