ArbustosFlores

Gengibre azul – Dichorisandra thyrsiflora

Gengibre azul

.

O Gengibre azul é um arbusto, pertence à família Commelinaceae, nativo da America do Sul, perene, rizomatoso, no solo atinge ate 2.00 m de altura, em vaso não passa de 1.20 m e muito ornamental.

.

Descrição

Caule ramificado na base, apresentado ramos eretos, com nos e entrenós.

Folhas largo-lanceoladas, brilhantes e carnosa e espessa, com a nervura central verde-amarelada, com a face inferior arroxeada, de 12-27 cm de comprimento.

Inflorescências racemosas, terminais, eretas, espigadas, formadas nas extremidades dos ramos, dispostas acima da folhagem. As flores sao pequenas de cor azul-arroxeadas. Surgem aa primavera ao outono.

Usada em conjunto formando maciços, em forma de renque ao longo de muros, paredes ou cercas, ideal para colorir cantinhos sombreados ou como destaque como planta isolada.

.

Cuidados com o Gengibre azul

Clima: Tropical, Subtropical.

A temperatura ideal e em torno de 15°C e 35°C. Não tolera geadas.

Cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Quando cultivada em ambiente de pleno sol o Gengibre Azul ficará com aspecto menor e também mais compacto e se o plantio for na sombra, a planta não florescerá.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno.

Adubar o gengibre azul no início da primavera, verão incorporando ao solo composto orgânico, enriquecido com farinha de osso ou NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.

Uma vantagem da utilização desta é a sua facilidade em aumentar seu volume, pois as sementes que acabam caindo nas proximidades da planta-mãe, germinam espontaneamente formando novas mudas.

O gengibre azul cresce em florestas sombreadas e úmidas.

.

Propagação

Multiplica-se através de estacas e também por divisão da planta ou por sementes. Estas costumam germinar espontaneamente formando mudas nas proximidades da planta mae.

A multiplicação por estacas é a maneira mais simples de propagar essa planta.

Retirar a estaca de uma planta já adulta para que as chances de brotação sejam maiores. Um pedaço de caule de 10 a 15 centímetros é suficiente.

Colocar os pedaços de estaca em um recipiente com mistura de areia e substrato. Colocar o recipiente em um local claro, porém não muito ensolarado.

.

Gengibre azul

.

Gengibre azul

.