Gênero Tillandsia – Bromélias
.
Tillandsia é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae. Bromélias desse gênero são nativas da América Central, América do Sul, México e sul dos EUA.
Com cerca de 650 espécies, o Gênero Tillhandsia é o maior, mais diverso e amplamente distribuído na família das bromélias.
.O Gênero Tillandsia pode ser dividido em três grupos: plantas de folhas acinzentadas, plantas com folhas parcialmente recobertas por escamas e plantas de folhas macias.
.
Plantas de folhas acinzentadas
Estas Tillandsia são conhecidas como plantas aéreas, a maioria das tillandsias deste grupo são do tipo xerofito – ou seja, sobrevivem com pouquíssima água, preferem o sol, por isso crescem nas partes mais altas do bosque ou em rochas. Muitas destas variedades são epífitas.
São pequenas e possuem folhas acinzentadas, devido a uma cobertura de pequenas escamas em forma de escudo, que funcionam como mecanismo de absorção de água para a planta. São de crescimento lento e levam vários anos para chegar ao tamanho de floração.
Estas Tillandsia “não” são muito fáceis de ser cultivadas em vasos. Preferem cascas de árvores ou pedaços de fibra de coco, onde logo desenvolverão algumas raízes finas e fortes com as quais se fixarão firmemente, desde que mantidas em local bem iluminado, levemente ventilado e não sejam regadas em excesso.
.
Tillandsia usneoides é uma das mais surpreendentes plantas entre todas as bromélias, é conhecida popularmente como barba de velho. Com caules e folhas verde acinzentadas, tão finas que parecem cabelos. São recobertas de pequenas escamas que retém a umidade. Produzem também flores em miniatura, com três pétalas, de cor branco esverdeado.
Os grupamentos de ramos podem ser facilmente divididos para compor novas “barbas”. No cultivo, embora suportem baixas temperaturas, e essencial fornecer a elas uma grande quantidade de ar fresco, local bem iluminado e água.
.
Plantas com folhas parcialmente recobertas por escamas
Este grupo de Tilllandsia compreende as espécies com folhas delgadas e parcialmente recobertas de escamas. Preferem temperaturas baixas, regas moderadas e locais iluminados, mas sem sol direto.
Podem ser facilmente cultivadas em vasos, preparado com uma mistura de musgo seco e areia. Os bulbos de reprodução são produzidos próximos das axilas das folhas antes e após a floração, sendo facilmente destacáveis para serem enraizados em areia durante o verão.
.
Plantas de folhas macias
Este grupo compreende as chamadas Tillandsia de folhas macias, originarias das florestas úmidas, crescem geralmente na terra ou sobre árvores e preferem locais iluminados, mas sem sol direto.
Para cultivo, necessitam de sombra e temperatura mínima de 15 ºC, devendo ser regadas e fertilizadas da mesma forma que as outras bromélias apreciadoras de sombra.
A inflorescência é espetacular em algumas espécies consistindo geralmente de flores azuis com brácteas de cores vivas.
Cuidados com o Gênero Tillandsia
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
São muito sensíveis à temperaturas baixas. A temperatura ideal de manutenção é entre 32 °C e 10 °C.
Aprecia luz indireta ou difusa no verão e sol direto no inverno.
Devem ser fixadas em materiais de origem vegetal como madeira, troncos de árvores, placas de fibra de coco etc.
Precisa de ar fresco e de movimento suave.
Preferem água de chuva, porém podem ser molhadas com água potável. No verão é necessário borrifá-las diariamente.
Devem ser fertilizadas quinzenalmente com um adubo líquido, específico para bromélias.
Planta Epífita
Epífitas, são espécimes com sistemas radiculares muito rasos que servem ao propósito de ancorar a planta a uma árvore ou outra superfície porosa. Elas colhem alimento do ar e da água da chuva, que se acumula em uma cavidade central nas folhas das plantas.
.
Sobre a Tillandsia
As bromélias atmosféricas, podem ser cultivadas sobre pedaços de cortiça ou de troncos de árvores, tendo, o único cuidado e jamais usar pregos ou qualquer outro tipo de material metálico para fixa-las, por ser altamente prejudicial.
A coloração branco acinzentada ou prateada das folhas de algumas bromélias, é também um bom indicio de que gostam de viver em ambientes abertos, ensolarados e sujeitos a ressecamento. É que essa coloração e decorrente exatamente da presença de diminutas escamas peltadas – pelos modificados, que conferem as folhas grande permeabilidade, além de torná-las mais espessas e capazes de refletir a luz do sol, amenizando o calor.
.
Propagação
Multiplicam-se por sementes e por brotação que surgem na planta mãe após a floração. Estes podem ser destacados para crescerem isoladamente ou deixados junto a planta mãe para formarem uma colônia.
.
.