Gênero Orbea
.
.O Gênero Orbea é formado por plantas suculentas, nativas da África e da Arábia. Estão distribuídos por toda a Namíbia, África do Sul, Zimbabué, Arábia Saudita, Omãe Iémen.
Orbea é um gênero da subfamília Asclepiadaceae (possui 250 gêneros), que pertence a família Apocynaceae. Entre esses 250 gêneros, os considerados mais interessantes são: Huernia, Stapelia, Edithcolea, Hoodia e tridentea.
Um fato curioso que todas estes gêneros possuem, são flores belíssimas, mas com um odor horrível que lembra carniça ou peixe podre.
O gênero Orbea inclui cerca de 56 espécies.
.
Descrição
Os caules são eretos a prostrados e às vezes exibem uma natureza rasteira. As hastes de quatro ângulos geralmente têm dentes proeminentes e pontas macias. Eles geralmente têm tubérculos bem desenvolvidas nos flancos e sempre manchados de marrom-arroxeado sobre fundo verde, especialmente quando expostos ao sol. Na base dos tubérculos encontra-se um par de dentículos estipulares.
Inflorescências surgem de uma a cinco em qualquer lugar ao longo do caule, com muitas ou poucas flores e se abrem juntas ou em rápida sucessão.
Flores com cinco lóbulos, geralmente com um anel em relevo ou anel ao redor do centro, o tamanho depende da espécie e pode variar de 1 a 10 cm de diâmetro. As bordas das pétalas de algumas espécies carregam numerosos pêlos que vibram com o mais leve movimento do ar. Acredita-se que essa oscilação atraia polinizadores.
Sua polinização é realizada por moscas que são atraídas pelo cheiro semelhante ao da carniça.
Após a fertilização das flores, aparecem pares de chifres contendo muitas sementes, cada um com seu próprio pára-quedas de seda.
Plantas do gênero Orbea são usadas como ornamental em jardins desérticos em todo o mundo, também são muito usadas como peça de decoração em casas e escritórios.
Essas plantas são muito procuradas por colecionadores.
.
Cuidados com o Gênero Orbea
Clima – Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.
Aprecia o clima quente e seco. Não tolera geadas, neve, chuvas intensas e temperaturas negativas.
Cultivada a pleno sol, meia sombra ou luz difusa, depende da variedade.
Muitas espécies de Orbea vivem sob arbustos no habitat e preferem luz difusa em vez de pleno sol, embora na sombra os caules não possam colorir.
Cultivada um substrato bem arenoso, que tenha uma excelente drenagem, próprio para cactos e suculentas.
As regas devem esparsas, irrigar somente quando o solo estiver completamente seco. O solo encharcado causa o apodrecimento da raiz. Essas plantas necessitam de um período “sem” água no inverno (fase de dormência). Elas podem sobreviver por longos períodos sem água, mas devem ser regadas antes que encolham demais e não consigam se recuperar.
Usar fertilizantes para rosas do deserto, cactos e suculenta, durante o período de crescimento.
Recomenda-se o replantio a cada 2 anos, com preferencia em vasos de barro.
.
Sobre a Orbea
Por muitos anos a Orbea foi fundida com a Stapelia até a separação por Leach (1975). O gênero foi muito revisado, com várias espécies recentemente incorporadas de Stapelia, Caralluma, Diplocyatha, Orbeopsis, Orbeanthus e Stultitia a Orbea. Os nomes nos rótulos muitas vezes não acompanham essas mudanças. O gênero está distribuído por toda a África e na Arábia.
O nome do gênero deriva da palavra latina “orbis”, que significa “círculo, disco”.
Orbea variegata é considerada uma espécie exótica invasora no sul da Austrália.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes (demorado) e por estacas.
A propagação por estacas de caule é o método mais fácil utilizado. Deixe as mudas secarem um dia antes do plantio. Os caules devem ser colocados em composto arenoso e então criarão raízes na parte inferior. As estacas podem florescer no primeiro ano, dependendo do tamanho da estaca.
.
.
.
.