Gazânia – Gazania rigens
.
Gazânia – Gazania rigens é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da Africa do Sul, perene, com 15-20 cm de altura, muito florífera e de folhagem densa.
.
Descrição
Folhas verdes ou verde acinzentadas, discolores, as basais em roseta simples e as demais compostas pinadas, de 10-20 cm de comprimento.
Flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, solitários, simples e vistosos, dispostos acima da folhagem. Florescem em tons vivos de vermelho, amarelo, laranja, rosa e branco e podem ser de dois tons ou multicoloridos, mas sempre com um anel circular marrom na base do capítulo. As flores se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros. Surgem no início do verão até o início do outono e atraem borboletas.
Usada na decoração de jardins formando maciços em amplos espaços gramados; como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros; como forração de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Gazânia
Clima: Subtropical, Temperado, Equatorial, Mediterrâneo.
Aprecia o frio de leve, sendo portanto indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno.
Cultivada a pleno sol, sem o qual suas flores não se abrem totalmente. Em regiões de clima mais quente, não suporta sol direto nas horas mais quentes do dia.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar levemente entre as regas.
Adubar no início da primavera e durante o verão com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Apesar de ser perene os canteiros devem ser renovados a cada um ou 2 anos com novo plantio de mudas, devido a perda de vigor das plantas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes durante a primavera e por divisão de touceiras.
Normalmente a Gazânia começa a florescer aproximadamente em 60-90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas.
.
.
.
.
.