Furcraea foetida Mediopicta
.
A Furcraea foetida Mediopicta é um arbusto, pertence à família Asparagaceae, nativa da América Central e América do Sul, perene, suculenta, monocarpica, de até 1,50 cm de altura com 1,80 cm de largura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas longas, rígidas, fibrosas, glabras, dispostas em rosetas, verdes adornadas com uma faixa amarela cremosa, ampla e decorativa ao longo de seu centro e apresentam margens levemente onduladas.
Inflorescência longa de crescimento muito rápido que pode chegar a 7,5 metros de altura. A inflorescência é ramificada e desponta numerosas flores branco-esverdeadas, com forte perfume que atraem abelhas.
Após a floração, tomam lugar na inflorescência pequenos bulbilhos, que podem ser utilizados na propagação da planta.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre.
Quando formados, o que é raro, os frutos são do tipo cápsula, deiscentes e com sementes pretas e achatadas.
Usada na decoração de jardins como planta isolada em meio a gramados; em grupos formando maciços em amplos espaços. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Furcraea foetida
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Tropical.
Não tolera frio intenso, geadas ou neve.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser a intervalos, no primeiro ano. Após bem estabelecida, a furcréia se torna muito resistente a períodos de estiagem.
Usar um fertilizante bimestral como NPK 10.10.10, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
.
Propagação
Multiplica-se principalmente pelos inúmeros bulbilhos que se formam na haste floral após a queda das flores, bem como por meio da separação cuidadosa de brotações laterais, que também costumam ocorrer após a floração.
.