Fotínia – Photinia x fraseri “Red Robin”
.
A Fotínia – Photinia x fraseri é um arbusto, pertence à família Rosaceae, perene, ereta, ramificada, de crescimento rápido, de até 5 metros de altura e folhagem muito ornamental.
Photinia x fraseri é um híbrido originário do cruzamento entre duas espécies de Photinia (P. Glabra e P. Serrulata).
‘Red Robin’ é uma cultivar ligeiramente mais compacta que foi criada na Nova Zelândia e tem uma cor vermelha mais brilhante na nova folhagem.
.
Descrição
Folhas elípticas, coriáceas, alternas, com margens serrilhadas, verdes escuras brilhantes. Na primavera com o crescimento da planta, surgem novas folhas na cor bronze a cobre avermelhado.
Inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores brancas, pequenas, de 5 pétalas e aroma desagradável. Surgem na primavera-verão.
Em jardins é usada como planta isolada em meio à gramados; em conjunto formando maciços e cercas-vivas.
A Fotínia pode ser conduzida como uma arvoreta, removendo brotações laterais à medida que for crescendo.
.
Cuidados com a Fotínia
Clima: Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser moderadas. Uma vez estabelecida tolera curtos períodos de seca.
Fertilizar a cada 30 dias, durante a primavera-verão com NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Recomenda-se fazer podas de formação no final da primavera-verão para obter um arbusto mais cheio e para estimular o crescimento de novas folhas vermelhas.
Já em cercas vivas, as podas mais frequentes reduzem o período de floração estimulando um adensamento maior do arbusto, além de incentivar o constante brotamento das folhas vermelhas.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas.
.
.
.