Fórmio – Phormium tenax
.
O Fórmio – Phormium tenax é uma herbácea, pertence à família Agaveaceae, nativo da Nova Zelândia, perene, ereta, rizomatoso, acaule, fibroso, de 1,5-3 metros de altura e com folhagem decorativa.
O gênero tem apenas duas espécies, sendo que ambas são bastante grande: Phormium Tenax e Phormium cookianum e no cruzamento entre as duas espécies surgiram híbridos com vários tamanhos, diversas cores, com ou sem listras como: amarelo, roxo, rosa, laranja, vermelho e bronze.
.
Descrição
Folhas rígidas, laminares, longas, planas, lisas, as cores variam de cinza esverdeado para verde escuro, com margens avermelhadas.
Inflorescências em tom vermelho alaranjado ou vermelho enferrujado, crescem acima das folhas, em panículas terminais, de importância ornamental secundária. Surgem no verão e atraem beija-flores.
Usado na decoração de jardins em pequenos grupos formando maciços; como bordadura ao longo de caminhos, muros, paredes; se desenvolvem bem em vasos.
Em alguns jardins são plantadas em solos encharcados, como em bordas de rios e lagoas onde crescem muito bem.
Suas folhas são usadas em arranjos florais.
.
Cuidados com o Fórmio
Clima: Subtropical, Tropical, Equatorial, Oceânico.
Tolera regiões litorâneas e geada moderada.
Deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra, dependendo da espécie.
Fórmios de cores claras com listras, tendem a queimar ou desbotar as folhas quando a pleno sol em regiões muito quentes, sendo melhor seu cultivo a meia sombra.
Rústica, cresce bem em ambas as condições, em solos firmes como planta ornamental e em solos encharcados como planta aquática.
Quando plantado em solo firme, o mesmo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.
No início da primavera, adubar com NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Quando surgem as flores, a planta perde um pouco sua elegância e imediatamente podem ser removidas, mas são flores ricas em néctar e atraem muitos beija-flores.
O phormio cresce tanto na altura como na largura formando grandes touceiras.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da touceira.
.
.
.
.
.