Flor Escovinha – Centaurea
.
Flor escovinha – Centaurea é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da Ásia e Europa, anual e muito ornamental.
A altura da planta pode variar de acordo com a espécie e as condições de cultivo, podendo atingir entre 20 cm e 1 metro de altura.
Centaurea é um gênero de plantas herbáceas, cardos ou semelhantes a cardos, com cerca de 350 a 500 espécies.
.
Descrição
Folhas afiladas de coloração acinzentada devido à lanugem que recobre todo caule e folhas.
Flores simples ou dobradas, de diversas cores, como azul, branca, rósea, vermelha e roxa. Surgem do final da primavera até o outono, principalmente no verão e atraem abelhas e borboletas.
Pode ser utilizada como bordadura, maciço e ajuda a compor cenários campestres com outras flores miúdas. Pode ser cultivada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Centaurea
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Aprecia o frio de leve, sendo portanto indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno, no entanto, pode tolerar uma ampla gama de temperaturas, desde geadas leves até dias quentes de verão. Ela cresce melhor em temperaturas entre 15°C e 27°C, mas pode precisar de temperaturas entre 29°C e 35°C para florescer.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente, prefere alguma sombra a tarde.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e de boa drenagem. Mas e muito adaptável e pode crescer em solos pobres em nutrientes.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno.
O solo deve ser tratado antes do plantio e uma vez que a maior parte de suas flores estiverem no pico de produção, comece a fertilizar novamente uma vez por mês com um fertilizante balanceado de liberação lenta (10-30-10), seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar o solo antes e depois de aplicar o fertilizante para evitar a queima das raízes e facilitar a absorção de nutrientes.
Quando a Centáurea começar a produzir menos flores, é hora de parar a fertilização.
A poda limita-se basicamente a mantê-la limpa com a remoção de flores murchas e seus caules.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes diretamente no local definitivo na primavera.
.
.
.
.