Flor do Guarujá – Turnera subulata
.
A Flor do Guarujá – Turnera subulata é uma herbácea, pertence à família Turneraceae, nativa da Flórida, México, América Central e América do Sul, perene, de 30-60 cm de altura e com florescimento vistoso.
.
Descrição
Folhas ovalado-alongadas, pubescente, com a face superior marcada pela nervação, com margens serreadas, de 3-5 cm de comprimento.
Flores terminais, brancas ou branco-amareladas, que se abrem ao nascer do sol e fecha ao entardecer, para ser sucedida por novas flores no dia seguinte. Surgem no decorrer do ano e atraem abelhas e borboletas.
Usada na decoração de jardins formando maciços e bordaduras ao longo de caminhos; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Flor do Guarujá
Clima: Tropical, Subtropical.
Não tolera geadas, devendo ser cultivada em clima subtropical com inverno quente.
Cultivada a pleno sol.
Rústica cresce em vários tipos de solo, inclusive em solo pobre, arenoso ou salino.
As regas devem regulares, mantendo o solo levemente úmido. Tolerante a seca.
Para um visual mais compacto, fazer poda periodicamente para as plantas ramificarem mais próxima do chão.
.
Uso na Medicina Popular
A Flor do Guarujá é muito usada na medicina popular como remédio herbal para tosse e bronquite.
Um estudo publicado por uma universidade da Malásia março 2012 relatou que os extratos preparados a partir de diferentes partes da Turnera subulata – em particular folhas – possuem uma capacidade significativa para eliminar os radicais livres e reduzir oxidantes.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas e sementes que germinam de forma espontânea, pela facilidade de germinação, é considerada uma planta daninha e invasora.
.
.
.