Cactos e SuculentasFlores

Flor de maio – Schlumbergera truncata

Flor de maio

.

A Flor de maio é uma herbácea, pertence à família Cactaceae, nativa do Sudeste do Brasil, perene, epífita e rupícola, suculenta, com 30-60 cm de comprimento e muito ornamental.

Schlumbergera é um gênero de cactos com seis a nove espécies. As formas cultivadas atualmente são principalmente híbridas.

.

Descrição

Ramos (cladódios) articulados, ramificados, verdes, glabros, achatados, pendentes e de margens irregularmente denteadas, com 30-60 cm de comprimento, que exercem a função das folhas que são inexistentes.

As plantas jovens podem ter uma forma vertical, mas à medida que amadurecem, tendem a cair e a se tornarem pendentes.

Flores concentradas na extremidade dos ramos, com corolas em dois níveis de cor violeta, rósea, vermelha ou branca. Surgem no outono-inverno e são visitadas por beija flores.

O fruto é vermelho, em forma de pêra e tem cerca de 1,2 cm de comprimento. As sementes são pretas e brilhantes, com cerca de 1 mm de diâmetro.

Em jardins é usada em vasos, jardineiras, patamares ou mesmo afixadas sobre árvores para que o efeito pendente possa ser destacado.

.

Cuidados com a Flor de maio

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Gosta de clima tropical úmido, não suportando bem temperaturas inferiores à 12 °C.

Durante o final do outono e todo o inverno, essas plantas gostam de receber luz solar direta na parte da manhã. Em qualquer outra época do ano, as plantas devem ser cultivadas em condições de luz difusa.

Muita luz durante os períodos de “não floração”, fará com que a planta fique amarela e não produza botões no ano seguinte.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, misturado com um pouco de areia, de forma que fique bem drenável.

As regas devem ser regulares, diminuindo no período de repouso. O excesso de água pode causar a podridão da raiz.

Depois de florir a planta deve ser deixada em repouso pela suspensão de água, mas as juntas não devem murchar.

Usar um fertilizante para plantas suculentas, seguindo a orientação do fabricante.

Esta planta requer uma alta dose de magnésio, que deve ser adicionada ao solo mensalmente do início da primavera até o início do outono. O ideal e que seja administrado duas semanas após o uso regular do fertilizante.

A poda é necessária apenas para remoção dos galhos secos.

.

Habitat

A Flor de maio ocorre apenas em uma pequena área das montanhas costeiras do sudeste do Brasil, no estado do Rio de Janeiro. Os locais onde são encontradas incluem a Serra dos Órgãos e na Serra do Mar próximo à cidade do Rio de Janeiro. As plantas crescem em altitudes de 700-1.000 metros. Por causa de sua altitude e proximidade com o Oceano Atlântico, as montanhas costeiras têm alta umidade. S. Truncata geralmente cresce em árvores ou em rochas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por estacas e por enxertia dos artículos em porta enxertos apropriados.

A Melhor maneira de propagar e por estacas. Para isso, deve-se retirar 3 segmentos da ponta do caule da planta principal. Esses segmentos devem ser deixados para secar por uns quatro dias. Depois de seco enterrar pelo menos 2,5 cm de profundidade no solo. Para um melhor resultado, as estacas devem ser colhidas no início do verão.

.

Flor de maio

 

Flor de maio

.

Flor de maio

.