Flamboyanzinho – Caesalpinia pulcherrima
.
O Flamboyanzinho – Caesalpinia pulcherrima é um arbusto, pertence à família Leguminasae, nativo das Antilhas, perene, crescimento rápido, de 3-4 metros de altura, copa de 2,5 m.
.
Descrição
Caule lenhoso, liso, bastante ramificado e cheio de espinhos.
Folhas compostas, de coloração verde-clara e formato elíptico.
Flores na extremidade das brotações novas, vermelhas com estames longos. Há também uma variedade de flores amarelas. Surgem durante a primavera-verão e são muito visitadas por borboletas.
Possui vagens de coloração verde quando jovem e marrom quando madura, contém sementes arredondadas e achatadas.
Em paisagismo é usado como planta isolada; em grupos formando maciços em meio a gramados; dispostas em forma de renque formando cerca viva.
Muito cultivada na arborização de parque, jardins e ruas, pois não danifica calçadas e nem a fiação elétrica.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta.
.
Cuidados com o Flamboyanzinho
Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera geadas.
Cultivada a pleno sol.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
Nos primeiros 6 meses após o plantio, o ideal é molhar o flamboyanzinho duas vezes ao dia, pela manhã e no final da tarde, tomando cuidado para não encharcar o solo. Quando estabelecido as regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no fim do inverno com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a florada com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo sempre a orientação do fabricante.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, que precisam ser mergulhadas em água quente para quebrar a dormência.
.
.
.
.
.