Flamboyant – Delonix regia
.
O Flamboyant – Delonix regia é uma árvore, pertence à família Caesalpinioidea, nativa de Madagascar na África, perene, de até 15 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Tronco castanho escuro, com até 1 metro de diâmetro, casca áspera e rugosa.
Folhas bipinadas, de 30-60 centímetros de comprimento, que se distribuem em vários pecíolos. São caducas e geralmente caem no período seco (outono/inverno).
Flores em tons fortes de vermelho-alaranjado ou amarelo, cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, a face superior é rajada de vermelho ou alaranjado e com até 10 cm de diâmetro. Surgem de outubro a dezembro.
Fruto é do tipo vagem, de coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. Surgem entre os meses de março e julho.
Em jardins e usada de preferência em locais amplos e abertos, distantes de construções, redes de água, esgoto e fiação elétrica. Sua copa e raízes são agressivas e atingem grandes proporções.
.
Cuidados com Flamboyant
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Não tolera geada.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenado.
Fazer podas de limpeza removendo galhos velhos, secos e doentes. Os frutos podem ser retirados no período em que não há flores.
Embora não seja obrigatório, é altamente recomendado fazer adubação no início da primavera com esterco de gado bem curtido e farinha de osso e no inicio do verão com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Flamboyant, em francês, significa “flamejante”
.
Propagação
Multiplica-se por sementes. Para garantir a germinação, ferver um pouco de água, desligue o fogo e deixe as sementes mergulhadas nesta água por cerca de 5 minutos, esperar esfriar e plantar.
Outra forma é lixar as laterais da semente alguns milímetros com uma lixa e deixar de molho em água limpa por 24 horas, as sementes dobram de tamanho.
Plantar as sementes em terra ou areia e regar todos os dias até germinarem.
A primeira florada ocorre entre três e quatro anos após o plantio.
.
..
.
.