Filodendro pendente – Philodendron hederaceum
.
O Filodendro pendente – Philodendron hederaceum é uma trepadeira sarmentosa, pertence à família Araceae, nativa México, Caribe, América Central e do Sul, perene, de crescimento rápido, de 3-6 metros de altura, porém em seu habitat natural, pode chegar a 20 metros de altura.
.
Descrição
Folhas glabras, em forma de coração, marcadas pela nervação impressa na face superior, verde-escuras brilhantes, que podem ter um tom de bronze ao emergir, de até 40 cm de comprimento.
Quando a planta se desenvolve no nível do solo, apresenta folhas ovadas-cortadas com um ápice agudo e assim que encontra um suporte, árvores ou pedras, adere suas raízes aéreas e assim se desenvolvem, tornando as folhas maiores e mais coriáceas.
Inflorescências solitárias, em espádice com espata branca, sem valor ornamental e raramente aparecem em plantas de interior.
Frutos são bagas de cor laranja quando maduras, com cerca de 1 cm de comprimento, contendo 4-6 sementes esbranquiçadas oblongas, com 3-5 mm de comprimento.
Usada na decoração de jardins, diretamente no solo como forração, onde apresenta denso crescimento; junto a árvores ou outros suportes como trepadeira; também em vasos, cultivada como planta de interior.
.
Cuidados com o Filodendro pendente
Clima: Tropical, Subtropical.
Pouco tolerante a baixas temperaturas de inverno, sendo portanto, mais indicada para regiões quentes e úmidas.
Cultivada a luz difusa e meia sombra. A pleno sol as folhas ficam queimadas e em condições muito escuras, as hastes se tornarão espigadas.
O solo dever ser fértil, rico em matéria orgânica, solto e bem drenável.
As regas devem ser regulares, diminuindo no inverno. O solo encharcado provoca a podridão da raiz.
.
Planta Tóxica
Todas as partes do Filodendro pendente contêm substâncias tóxicas, em particular o oxalato de cálcio, que pode causar dermatite atópica.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente por estacas obtidas com 2-3 nós, que facilmente se enraízam em terra e também na água, onde a planta pode permanecer e crescer por muito tempo.
.
.
.
.