Figueira Lira – Ficus lyrata
.
A Figueira Lira – Ficus lyrata é uma árvore, pertence à família Moraceae, nativa da África ocidental, perene, de caule ramificado e com 12-15m de altura.
.
Descrição
Folhas verde-escuras, brilhantes, coriáceas, grandes, com 38 centímetros de comprimento e 22 centímetros largura, com veias proeminentes e bordas onduladas.
Flores e frutos, surgem apenas em seu habitat natural e ao ar livre.
Em paisagismo é usada em interiores de casas, escritórios, varandas e sacadas.
.
Cuidados com a Figueira Lira
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo.
Não resiste a geadas ou frio intenso.
Deve ficar em local com luz difusa ou indireta, evitar a luz direta do sol, que pode provocar queimaduras nas folhas. Mover 1/4 de volta a cada semana e expor todos os lados da planta a luz.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
A Ficus lyrata prefere atmosfera úmida, em épocas mais seca, borrifar a planta com água e Limpar ocasionalmente as folhas com uma esponja úmida.
Usar um fertilizante de liberação lenta, rico em nitrogênio na primavera-verão.
Para controlar a sua altura, manter o ficus em um vaso pequeno e podar o topo da planta, isso irá permitir o controle do seu crescimento e provocará a ramificação.
Quando as raízes começarem a sair no fundo do vaso, passar a planta para um vaso maior e aparar um pouco as raízes (não mais que 20%)
.
Sobre a Ficus lyrata
Em regiões Tropicais e Subtropicais, pode ser plantada diretamente no solo, em amplos espaços a pleno sol. Muito eficaz para a criação de área de sombra, devido a copa densa. Pode ser educada como uma árvore de tronco único ou em forma de arbusto, em ambos os casos pode chegar à 15 metros de altura.
Na natureza começa a vida como uma epífita em outra árvore. Em seguida, envia raízes para o chão que envolvem o tronco da árvore hospedeira estrangulando-a lentamente.
Também pode crescer como uma árvore livre por conta própria.
.
Planta Tóxica
Planta tóxica e deve ser mantida longe do alcance de animais e crianças. A seiva de uma folha é muito irritante, usar luvas ao manusear esta planta.
.
Propagação
Multiplica-se por estaquia e alporquia.
.
.
.