Feijão borboleta – Clitoria ternatea
.
O Feijão borboleta é uma trepadeira volúvel, pertence à família Fabaceae, nativa da Ásia tropical, perene, de crescimento rápido, vigorosa, hastes finas, de até 4 metros de altura.
.
Descrição
Folhas compostas pinadas, alternas, com 5-7 folíolos membranáceos, quase glabros, verde-escuros, de 4-7 cm de comprimento.
Flores solitárias, axilares, curto pecioladas, de cor azul-anil, com a base e a garganta brancas, podendo haver cultivares de flores simples ou dobradas. Surgem verão-outono.
A característica mais marcante desta planta é a cor de suas flores, um azul intenso e vívido, porém a cor das flores não se destacam devido ao tom verde-escuro da folhagem.
Frutos são vagens planas de 5–7 cm de comprimento, com seis a dez sementes em cada vagem.
Usada na decoração de jardins como trepadeira apoiada em suportes do tipo caramanchão, pérgola e cercas aos quais se prende.
.
Cuidados com o Feijão borboleta
Clima: Tropical, Subtropical.
Tolerante à salinidade do litoral.
Cultivada a pleno sol, onde floresce com mais intensidade, mas tolera à meia sombra.
Não é exigente quanto ao tipo de solo, podendo mesmo ser cultivado em solo de fertilidade moderada, mas aprecia solos de barro pesado e especialmente solos argilosos.
As regas devem ser regulares, prefere o solo úmido.
Quando estabelecida tolera curtos períodos de seca e de alagamento não prolongado.
.
Uso na Culinária
As flores são empregadas na culinária, principalmente para a extração do pigmento azul, usado na coloração de sorvetes, gelatinas e arroz.
.
Uso na Medicina
Muito usada na medicina popular como ansiolítico, na infecções de garganta e olho, contra febre, indigestão, calvície, no fortalecimento da memória, dentre outras aplicações.
A infusão das flores é hepatoprotetora e antidiabética.
Para fazer o chá, basta aferventar flores frescas ou secas, a quantidade vai variar de acordo com a intensidade da cor que deseja.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Sobre o Feijão borboleta
As leguminosas servem como adubo verde porque fixam nitrogênio (N) e geram biomassa rica nesse nutriente, melhorando a qualidade do solo.
Em regiões mais frias, o Feijão borboleta muitas vezes é cultivado como planta anual.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por sementes.
A germinação leva 15-20 dias.
.
.
.
.