Farroupilha – Justicia floribunda
.
A Farroupilha – Justicia floribunda é um subarbusto, pertence à família Acanthaceae, nativa do Sul do Brasil, perene, de ramagem pubescente, de 0,50-1,2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas opostas, simples, pequenas, brilhantes, persistentes, de 3-7 cm de comprimento.
Flores em toda a ramagem, são tubulares, com 2,5-3 cm de comprimento, de cor vermelha com a extremidade amarela. Surgem no inverno-primavera e atraem beija-flores.
As flores fertilizadas produzem uma cápsula com menos de 2 cm de comprimento, contendo pequenas sementes planas, expelidas para longe quando a cápsula se abre.
Indicada para cultivo isolada em um canto do jardim; em grupos formando maciços coloridos em meio à gramados; como em renques ao longo de muros e cercas; também se desenvolve bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Justicia
Clima: Subtropical, Temperado.
Indicada para a região Sul e em áreas de altitude do Sudeste do pais.
A espécie não é muito resistente, mas pode tolerar algumas geadas curtas, de -2 a -3° C. Mas, para tirar proveito da sua floração de inverno, é melhor mantê-la a uma temperatura entre 5 e 15 ° C.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, porém, em regiões quente evitar o sol direto nas horas mais quente do dia, entre 10-17 horas.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
A Justicia aprecia uma certa umidade atmosférica.
Fertilizar no fim do inverno com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a florada com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo sempre a orientação do fabricante.
Recomenda-se podas após a floração para promover uma forma compacta.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente por estacas enraizadas no verão, devem ser postas para enraizar em areia úmida e cobertas com plástico, formando uma pequena estufa.
.
.
.
.