Euphorbia neriifolia
.
A Euphorbia neriifolia é um arbusto, pertence à família Euphorbiaceae, nativa da Índia Central, Orissa e Sul da Índia, perene, ereta, ramificada, espinhosa, suculenta, de crescimento moderado a rápido e de até 8 metros de altura.
.
Descrição
O tronco principal e galhos maiores são redondos e eretos, os ramos mais jovens pouco verticílicos, sem articulações, carnudos, verde-claros, glabros e muitas vezes sem folhas.
Folhas em direção ao final dos ramos, carnudas, alternadas, oblongas, com a base atenuada e sem pêlos. As folhas são decíduas, persistentes durante o período de vegetação e caem no final do verão- outono.
Inflorescências em cymes ou panículas floridas que aparecem lateralmente nas axilas das folhas superiores. Flores Achatadas-globosas, proeminentes com duas brácteas vermelhas quase ovais, brilhantes e redondas. Surgem quase o ano todo.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas; também se desenvolvem bem em grandes vasos.
Muito cultivada como cerca viva para afastar o gado.
.
Cuidados cm a Euphorbia neriifolia
Clima: Árido, Semiárido, Tropical.
Cultivada a pleno sol.
O solo deve ser arenoso ou rochoso e bem drenável.
As regas devem ser esporádicas, irrigar somente quando o solo estiver seco.
Planta rústica não precisa de muito cuidados, porém se preferir pode remover algum caule indesejado.
.
Usos com a Euphorbia
As folhas e raízes foram usadas como veneno de peixe. Um látex é obtido da planta é espalhado em cortes feitos por seringueiros na casca de Borassus flabellifer, a fim de evitar ataques de gorgulho vermelho.
Comercialmente, as hastes desta planta são usadas como combustível devido à riqueza de látex e produtos químicos encontrados nela.
.
Planta Tóxica
A seiva leitosa ou o látex da planta Euphorbia é altamente tóxica e irritante para a pele e os olhos.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas que precisam secar por alguns dias antes de serem colocadas em substrato.
.
.
.
.