Euphorbia guentheri
.
A Euphorbia guentheri é uma herbácea, pertence à família Euphorbiaceae, nativa do Quênia, perene, de crescimento moderadamente rápido, de 30-45 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Caules não ramificados, carnudos, cilíndricos, espinhosos, eretos com 15-60 cm de altura ou com 90 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Possui proeminentes tubérculos cônicos levemente recurvados, de onde surgem as folhas. Cada tubérculo conta com 1-3 espinhos pequenos aglomerados em ápice ao redor da base da folha ou cicatriz da folha.
Folhas carnudas, obovadas, linear-lanceoladas, com até 8 cm de comprimento e até 1,8 cm de largura e coloração verde clara.
Inflorescências em cymes nas axilas dos tubérculos; As flores são pequenas, com uma glândula avermelhada em forma de aro e fechadas em duas brácteas fundidas branco-esverdeadas, com manchas roxas.
Frutos em cápsulas com sementes oblongas, lisas e com 3-3,8 mm de comprimento 1,5 mm de largura.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas; também usada em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com a Euphorbia guentheri
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol.
Precisa do solo fértil, arenoso, enriquecido com alguma matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser esparsas, irrigar somente quando o solo estiver seco.
Ao contrário da maioria das suculentas, Euphorbia não lida bem com longos períodos de seca. Pode precisar de rega semanal durante o verão.
Para solos muito pobre, na primavera-verão usar um fertilizante especifico para suculentas, usando metade da dose recomendada pelo fabricante.
Em seu habitat natural, cresce na grama em matagal aberto.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, mas elas podem ser difíceis de germinar (ou mesmo encontrar). Geralmente é propagada por estacas, porém isso pode ser complicado, por causa da seiva exsudativa.
O hormônio enraizador é recomendado com Euphorbias.
.
.
.