Escova de macaco – Combretum grandiflorum
.
A Escova de macaco – Combretum grandiflorum é uma trepadeira do tipo cipó, pertence à família Combretaceae, nativa da Africa Ocidental, perene, lenhosa, crescimento rápido, vigoroso, de até 6 m de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos cilíndricos, um tanto comprimidos na área dos nós, esparsamente pilosos ou glabrosos, geralmente com o miolo oco.
Folhas opostas e dísticas, com lamina elíptico-ovalada, cartácea, concolor, com nervação impressa na face superior, de 11-17 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 1 cm. As folhas jovens têm um tom acobreado que se destaca das folhas verdes mais velhas.
Inflorescências em racemos axilares e terminais. Flores tubulares, de cor vermelho-salmão, com estames longos. Sua floração é intensa com flores que se assemelham a escovas pela disposição dos estames. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores e outros pássaros.
Em paisagismo é usada ornamentando pérgolas, cercas, treliças, caramanchões e muros.
.
Cuidados com a Escova de macaco
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera baixas temperaturas.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser moderadas.
A poda não é necessária se a planta tiver espaço suficiente. Mas se necessário, ou se preferir mantê-la em um tamanho menor, ela tolera podas leves de contenção no fim do inverno.
Adubar na primavera e verão com NPK 04-14-08, seguindo sempre a orientação do fabricante.
.
Sobre a Combretum
A espécie escapou acidentalmente do cultivo e é conhecida por ser daninha na Austrália.
Em Bangladesh, C. Grandiflorum é usado na medicina tradicional e vendido em lojas locais.
Entre a tribo Kuch, por exemplo, as folhas e caules de C. Grandiflorum e Physalis micrantha são macerados e misturados com cânfora e uma mistura feita a partir da madeira de Acacia catechu para fazer pílulas secas, como um tratamento para infecções do estômago ou garganta.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas cortadas no final do inverno e deixadas enraizar em ambientes protegidos (estufas).
.
.
.