Gênero Dyckia – Bromélias
.
Dyckia é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Pitcairnioideae. Bromélias desse gênero são nativas da América do Sul.
Existem cerca de 164 espécies diferentes e muitas mais cultivares, são saxícolas (vivem em torno de pedras) e terrestres.
Gênero Dyckia
O gênero Dyckia possui folhas em forma de roseta e não forma tanque.
Folhas longas, sendo as interiores eretas, as exteriores suberetas, em sua maioria coriáceas, com cores em tons de vermelho, verde, amarelo e prata, possui escamas e fortes espinhos marginais. Apresenta variação na suculência.
A inflorescência amplamente paniculada a simples. As flores são pequenas, perfeitas e uniformes ou raramente dimorfas, algumas funcionalmente unissexuais, amarelas, alaranjadas a vermelhas.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre, porém, esse processo é lento. Quando a bromélia termina de florescer, ela forma “filhotes” na base da planta que, quando forem grandes o suficiente, podem ser removidos e replantados.
.
Cuidados com as Dyckias
Clima: Tropical.
Preferem temperaturas altas em torno de 26-40º C, mas resistem bem a temperaturas inferiores.
Cultivada a pleno sol e tolera a meia sombra, embora nessas condições possa ter alteração na cor das folhas.
O substrato deve conter uma mistura de terra vegetal, areia e grande quantidade de matéria orgânica – proporção de 25% de areia lavada, 25% de terra vegetal e 50% de esterco de gado ou cavalo.
Regar apenas quando o solo estiver seco. Tolera um curto período de seca.
Dyckia possui elevado grau de xeromorfismo, que se refere a estruturas e adaptações em ambientes secos.
Quando ficam muito secas, seu crescimento para e eventualmente murcham, mas elas se recuperam depois de regadas.
É recomendada a utilização de fertilizantes líquido para bromélias, com NPK 14-14-14 ou 10-10-10 , usando metade da dose recomendada pelo fabricante. Se optar-se pela fertilização orgânica é ainda melhor, pois não se correrá nenhum risco e os exemplares responderão com mais vigor.
Essas bromélias possuem sistemas de raízes extensos e precisam de recipientes amplos para acomodar o crescimento. Quando cultivadas no chão, podem se tornar invasoras, por esse motivo é sempre bom a utilização de contentores.
Com variedades que possuem inúmeras formas, tamanhos e cores, as Dyckias combinam bem com plantas suculentas.
.
Sobre a Dyckia
É semelhante ao gênero Encholirium, por apresentar, em geral, folhas coriáceas, densamente aculeadas e roseta não formando tanque. A diferença é que na Dyckia o pedúnculo é axilar, enquanto que em Encholirium o pedúnculo é terminal.
.
Propagação
Multiplica-se por semente (comercialmente) e por separação das mudas laterais, quando estas atingem 2/3 do tamanho da planta mãe.
.
.
.