Duranta – Duranta erecta “Alba”
.
A Duranta é um arbusto, pertence à família Verbenaceae, nativa da América tropical, perene, lenhosa, de 3-6 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Hastes longas e pendentes, densas, amarelas-esverdeadas com ou sem espinhos.
Folhas verde-claras, coriáceas e com bordas serrilhadas.
Inflorescências recurvadas com muitas flores pequenas, brancas, formam-se cachos que vão desabrochando sequêncialmente. Surgem na primavera-verão.
Frutos surgem após a floração e em grande quantidade, são frutinhos decorativos do tamanho aproximado de uma pérola, cor-de-laranja, mas sempre suculentos e contendo em média 8 sementes.
Usada na decoração de jardim como planta isolada; em conjunto formando maciços; em forma de renques como cercas viva. Também usada como arvoreta em calçadas.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta.
.
Cuidados com a Duranta
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Planta rústica e pouco exigente quanto ao solo, mas prefere o solo fértil, um pouco argiloso, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso, bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar na primavera-verão com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.
As podas, realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta, além de estimular seu adensamento.
.
Planta Tóxica
As folhas e ‘bagas’ são venenosas para pessoas e animais e são relatadas como causadoras de numerosas mortes de crianças e animais domésticos. No entanto, os pássaros cantores comem a fruta sem efeitos negativos.
A ingestão dos frutos poderá causar febre, sono, dilatação da pupila, taquicardia, inchaço da boca e olhos, convulsões e desarranjo gastrointestinais.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas de galho.
A propagação de Duranta é fácil, basta usar uma estaca de ponta de 10 cm. Mergulhar a extremidade da estaca no substrato.
.
.