Drosophyllum – Plantas Carnívoras
.
Drosophyllum é um gênero de plantas carnívoras, pertence à família Drosophyllaceae, nativa do Mediterrâneo, Portugal, Espanha e Marrocos.
É um gênero que contém uma única espécie Drosophyllum lusitanicum.
.
Descrição
Caules lenhosos na base, curtos, simples ou raramente ramificados, tortuosos ou eretos.
Folhas se desenrolam de uma roseta central, são lineares de 10-20 cm de comprimento, cobertas por glândulas sésseis e pedunculadas. Não têm o poder de movimento comum à maioria das plantas carnívoras, mas têm a característica incomum de enrolar “para fora” quando imaturas.
Inflorescência em forma de racemo, com flores pequenas de 20-30 mm com cinco pétalas amarelas brilhantes. Surgem na primavera.
O fruto está em uma cápsula unilocular, com sementes pretas em forma de pêra, com 2,5-3 mm de diâmetro. Surgem no verão.
.
Cuidados com Drosophyllum
Clima: Mediterrâneo.
Aprecia o clima com invernos amenos e úmidos, com verões quentes e secos.
Cultivada a pleno sol. Um Drosophyllum saudável, apresenta as glândulas pegajosas vermelhas e cheias, porém, se o orvalho estiver pequeno e pálido, é porque a luz não esta suficiente.
Aprecia um substrato bem drenável, como 1 parte de turfa e 4 perlite.
É uma das poucas plantas carnívoras que cresce em solo seco e substratos de silício, cascalho ou xisto, um pouco perturbados.
As regas devem ser esparsas, o excesso de água causa o apodrecimento das raízes. Deve-se molhar apenas o solo, evitar de molhar as folhas.
Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.
É desaconselhável o transplante da planta. Drosophyllum não tolera perturbação nas raízes, o que é frequentemente mortal para a planta.
.
Armadilha
A planta tem um aroma doce distinto, que atrai os insetos dos quais ataca. Quando os insetos pousam nas folhas, ficam presos à mucilagem secretada pelas glândulas das folhas. Quanto mais os insetos lutam, mais grudados eles ficam, acabando por morrer de asfixia ou exaustão. A planta então secreta enzimas que dissolvem os insetos e liberam os nutrientes, que são então absorvidos pela planta.
A planta usa esses nutrientes para suplementar o solo pobre em nutrientes no qual ela cresce.
.
Habitat
Drosophyllum lusitanicum é uma das plantas carnívoras mais raras da Terra.
É diferente da maioria das outras plantas carnívoras porque habita um clima muito mais seco. Seu habitat natural são terrenos rochosos, secos e pobres em nutrientes.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes (difícil e lento), a germinação pode ser auxiliada pela escarificação.
.
.