Drosera – Plantas Carnívoras
.
Drosera é um gênero botânico de plantas carnívoras, pertence à família Droseraceae, nativas do Brasil e Austrália.
Esta família compreende uma extensa lista de plantas, em sua maioria carnívoras. Caracterizam-se por apresentar folhas dispostas em forma de roseta.
.
Descrição
Apresentam folhas avermelhadas, em forma de raquete, recobertas por pelos glandulares que segregam uma substância viscosa. Algumas delas são bastante diminutas, ficando prostradas no chão. Outras chegam a atingir cerca de 40 cm de altura.
Flores pequenas, de cinco pétalas e crescem em uma variedade de cores, variando do violeta claro ao esbranquiçado, possui um aroma doce e suave que atrai insetos. Surgem no verão.
.
Cuidados com a Drosera
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Dependendo da espécie, vão bem desde o sol pleno a sombra.
Seu solo deve ser como o solo em seu habitat natural: ácido e quase sem nutrientes, retentor de umidade, mas bem drenado. O substrato pode ser uma mistura de 5 partes de musgo e 1 de areia grossa.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. O ideal é deixar um pratinho com água, debaixo do vaso.
Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.
A poda consiste em retiras os caules das flores assim que elas secarem.
.
Armadilha
Droseras possuem folhas cobertas por pelos que produzem uma substância pegajosa, a mucilagem. Ao pousar na folha da planta, o animal fica grudado a essas gotas. Quanto mais ele se debate para escapar, mais grudado ele fica. Depois da captura, a planta começa a produzir enzimas digestivas que tratarão de digerir o inseto ou pequeno animal.
Cultivadores devem resistir a tentação de ativar as armadilhas manualmente, seja cutucando ou as alimentando com coisas como carne, por exemplo, que fará com que a armadilha apodreça devido ao alto conteúdo de gordura. As drosseras são capazes de caçar seu próprio alimento.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas de folhas, por brotos e por divisão de tubérculos.
.
.
.
.