Dracena Vermelha – Cordyline terminalis
.
A Dracena Vermelha – Cordyline terminalis é um arbusto, pertence a família Asparagaceae, nativa da Índia, Malásia e Polinésia, perene e de 1-2,5 metros de altura.
.
Descrição
Caule ereto e semilenhoso.
Folhas coriáceas e espessas que medem de 30-60 centímetros de comprimento, tem pontas pendentes e concentram-se no poro terminal, formando tufos e rosetas. Quando jovem, apresenta uma folhagem de coloração carmesim-clara. Adulta, dependendo da variedade, pode adquirir diferentes tons de verde, bronze ou vermelho róseo.
Flores de cor rosa-lilás, perfumadas e aparecem reunidas em panículas terminais, as quais sucedem cachos de bagas vermelhas. Surgem no outono.
A Dracena é usada na decoração de jardins, formando maciços, cercas vivas e também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Dracena Vermelha
Clima: tropical, Subtropical, Equatorial, Temperado.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra.
Cultivada em solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize as folhas com água.
Fertilizar no fim do inverno com matéria orgânica, aproveitando para afofar a terra e durante a primavera-verão com adubo mineral 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.
Para obter plantas de aspecto escultural, mais cheias e ramificadas, basta fazer sucessivas podas do caule principal e nas ramificações posteriores, estimulando assim um maior numero de brotações.
Para que haja ramificações baixas, muitas vezes torna-se necessário uma poda drástica pouco acima do solo.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes no fim de agosto ou setembro e por estacas.
.
.
.