Dracena de Madagascar – Dracaena marginata
.
A Dracena de Madagascar – Dracaena marginata é um arbusto, pertence à família Asparagacea, nativa da África e Madagascar, perene, de crescimento lento a moderado, de 2-4 metros de altura e de aspecto exótico e escultural.
.
Descrição
Tronco fino e anelado, quando idosa o tronco se apresenta volumoso e espesso e muito ramificado.
Folhas longas, lineares, com cerca de 30-90 cm de comprimento e dispostas em roseta no ápice dos ramos. Na planta original as folhas apresentam coloração verde escura com margens vermelhas estreitas.
Atualmente há muitas variedades hortícolas, com folhas de largura e comprimento diferentes, assim como exemplares tricolores, com listras de coloração branca, ou rosada.
É usada em jardins, formando conjuntos maciços em amplos gramados, em forma de renques ao longo de muros e paredes. A Dracena é adequada para o plantio em vasos na decoração de varandas, pátios e de interiores.
Esta planta possui galhos muito flexíveis, que podem ser guiados e assim criar diversos formatos.
.
Cuidados com a Dracena de Madagascar
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera o frio, ventos fortes e geadas.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Prefere o solo fértil, leve, solto, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Uma vez estabelecida, o dracena é tolerante a um curto período de seca.
Fazer duas aplicações de fertilizante de liberação lenta, com NPK 10-10-10, no início da primavera e outra no verão para incentivar apenas a quantidade certa de crescimento.
A manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas.
Quando a dracena tornar-se muito alta e magra, perdendo as folhas na parte inferior da planta, pode-se cortar o tronco na altura desejada, neste corte vai aparecer um ou mais brotos, que formaram rosetas dando a planta uma aparência mais equilibrada.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas de ramos com mais ou menos 20 cm, cortadas em qualquer época do ano.
Colocar as partes cortadas em contato com a água ou areia úmida, até que mostrem algum sinal de brotação e enraizamento, leva de 2-3 meses.
Plantar as mudinhas em saquinhos ou vasos com terra de boa qualidade, após 1 ano podem ser transplantadas para o local definitivo.
.
.
Você pode gostar: