Dracena bambú – Dracaena surculosa
.
A Dracena bambú – Dracaena surculosa é um arbusto, pertence à família Asparagacea, nativa da África, perene, semilenhosa, ereta, com caules finos, de 1-2 metros de altura e folhagem muito ornamental.
.
Descrição
Folhas elípticas, lisas, coriáceas, de cor verde-escura, de 9-20 cm de comprimento. A cultivar Punctulata é mais utilizada no paisagismo, cujas folhas tem manchas esmaecidas de cor verde-amarelada.
Inflorescências eventuais, de 7-8 cm de comprimento com pequenas flores brancas, agradavelmente perfumadas à noite. Floresce no final do outono e início do inverno.
Os frutos são pequenas bagas vermelho-alaranjadas, de cerca de 15 mm de diâmetro.
É usada em jardins sombreados, tanto isolada como em grupos formando maciços. Pode ser cultivada em vasos e jardineiras em interiores bem iluminados.
.
Cuidados com a Dracena bambú
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera baixas temperaturas.
Cultivada a meia sombra ou luz difusa.
Cresce em diferentes tipos de solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Recomenda-se a lavagem periódica das folhas, para remoção da poeira acumulada.
Fertilizar no fim do inverno com matéria orgânica, aproveitando para afofar a terra e durante a primavera-verão com adubo mineral 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Fazer podas de formação para uma planta mais encorpada e vistosa. Aceita podas drásticas e é muito resistente à doenças.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão das touceiras enraizadas, estaquia de ramos semi-lenhosos no final do inverno, ou mais raramente por sementes.
.
.
.